estratégia de dados

Estratégia de dados: Da gestão de gastos ao desempenho do fornecedor

Uma estratégia de dados envolve a coleta, armazenamento e análise de informações para gerar insights úteis para os negócios. Por meio dessa análise, a gestão de gastos e o desempenho do fornecedor são realizados com maior eficiência, tornando a gestão mais inteligente.

Hoje, com soluções na nuvem, o setor de Compras tem em mãos as ferramentas necessárias para capturar e analisar um volume de informações que cresce a cada dia, o que também permite interagir mais facilmente com fornecedores e agregar valor aos negócios.

Apesar disso, essas informações normalmente estão espalhadas por diversos sistemas, como ERPs, soluções de gestão de Compras, estoque, entre outras. Cada uma com taxonomias, painéis e ferramentas de inteligência diferentes.

Isso exige uma estratégia de dados que permita unificar as informações para realizar uma análise  mais eficiente.

Dados unificados são fundamentais

É clara a necessidade de realizar uma gestão de gastos eficiente, de forma a classificar cada fornecedor de acordo com categorias de custos: materiais, produtos e serviços, entre outros fatores.

Dessa forma, é possível entender a real importância de cada fornecedor e, assim, focar no desempenho de cada um deles. Ou seja, essas informações são essenciais para construir uma base de dados sólida e que contribua para apoiar processos e gerar novas oportunidades de negócios.

estratégia de dados é, então, essencial para a criação de uma estratégia de Compras baseada na gestão de categorias e fornecedores, pois auxilia aos profissionais do setor a analisar oportunidades para reduzir custos, monitorar a eficiência e otimizar processos. Além disso, permite construir bons relacionamentos com os fornecedores ao mesmo tempo em que reduz riscos e mantém a conformidade.

Entretanto, como esses dados costumam estar espalhados por diversos silos, é urgente a necessidade de unificar essas informações. E é nesse ponto que investir em uma estratégia de dados robusta se torna fundamental.

Ao reunir todas as informações em um único local, a estratégia entrega uma visão completa e transparente dos gastos da empresa, o que permite otimizar de forma inteligente esses gastos.

A importância de uma estratégia de dados na análise de desempenho do fornecedor

O desempenho do fornecedor está conectado a gerenciar custos de maneira eficiente. Monitorar a qualidade das matérias-primas, prazos de entrega, preço, entre outros fatores que impactam  nos custos, permite à empresa realizar uma gestão de fornecedores baseada no desempenho e na analise de riscos que possam impactar diretamente na produção.

Obviamente, se essas informações não estiverem unificadas, os desafios podem ser enormes. Além disso, pode ser necessário o uso de dados externos para tornar a estratégia de dados mais eficiente, o que exige um sistema mais robusto para gerenciar corretamente todas essas informações e torná-las úteis para os negócios.

Análise é mais que visualização de dados

Novas tecnologias de gestão de dados permitem mensurar o desempenho do fornecedor por meio de painéis que integram informações em tempo real, automaticamente, e fornecem o suporte necessário para tornar a gestão de Compras mais eficaz, permitindo aos profissionais do setor o acesso a indicadores em tempo real, responder rapidamente a alertas sobre o desempenho de cada fornecedor e observar tendências.

Apesar disso, não basta ter apenas acesso aos dados, é preciso saber coletá-los e enriquecê-los para que se tornem úteis. A estratégia de dados contribui para que esses processos sejam realizados realizados de maneira eficaz.

Para a consultoria Ernest & Young, a análise de dados é vista como uma das forças para o setor de Compras na próxima década, portanto, precisa ser entendida como um dos recursos mais importantes para o sucesso da empresa pois impacta em todas as atividades relacionadas a Compras, desde o sourcing estratégico até gestão de custos e o relacionamento com fornecedores.

E a COSTDRIVERS pode ajudar sua empresa. Nossa plataforma de Data Strategy conta com informações para todas as suas necessidades. Entre em contato e conheça nossos serviços.

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​