Entenda como a Transformação Digital pode revolucionar Supply Chain

A Transformação Digital, tão falada em outros segmentos da economia, também chegou à cadeia de suprimentos, junto à inteligência artificial e o Blockchain. Mas é importante perceber que é preciso cautela e muita análise antes de se conectar ao mundo e sair compartilhando dados do negócio.

Apesar do esforço feito pelas empresas para melhorar o desempenho, poucas realmente investiram na Transformação Digital. De acordo com a McKinsey apenas 2% dos executivos entrevistados pela consultoria disseram que a cadeia de suprimentos é foco de estratégias digitais. A própria McKinsey afirma que as empresas que apostarem na digitalização podem, em média, esperar um aumento de faturamento de cerca de 3,2% ao ano.

A melhor abordagem é, ao mesmo tempo que se investe em novas tecnologias, fazer alterações nos processos que serão afetados pela implementação dessas soluções.  É preciso integrar tecnologias de ponta a operações/processos renovados. Sem isso, os resultados serão abaixo do esperado.

Com a Transformação Digital, a abordagem também é diferente, com novos recursos, e é preciso avaliar se essa integração – entre tecnologia e operação – é funcional e se a empresa possui uma estrutura organizacional que aceite a inovação e as mudanças que isso pode causar.

A tecnologia em ação
Se a cadeia de suprimentos foi uma das primeiras a se atualizar tecnologicamente, com aplicativos voltados para aproveitar os dados gerados por sistemas ERP, essas ferramentas não ofereciam recursos para o gerenciamento dos processos envolvidos, para que o planejamento fosse mais preciso e para que problemas pudessem ser antecipados e evitados.

Hoje, já há uma miríade de novas tecnologias e fornecedores que oferecem soluções que atendam exatamente a essas necessidades. Ferramentas analíticas e aplicativos de inteligência artificial que compilam grandes conjuntos de dados e extraem insights úteis para o negócio.

Essas tecnologias possibilitam às empresas transformarem o modo que suas cadeias de suprimentos atuam. A Transformação Digital, no setor, ajuda a criar uma visão de como a digitalização pode melhorar os níveis de serviços, custo, produtividade e gestão de estoques, além de implementar mudanças organizacionais e de processos.

Mas, melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos não é apenas comprar ou instalar novas tecnologias. É preciso um esforço colaborativo, que envolva mudanças na forma com que as equipes compartilham informações e tomam decisões.

Uma Transformação Digital eficaz
A transformação depende das perspectivas da empresa e das expectativas dos clientes. Embora a cadeia de suprimentos esteja alinhada aos objetivos da empresa, esses objetivos, agora, respondem às pressões e oportunidades que uma economia digitalizada oferece.

No momento em que a empresa visualiza sua cadeia de suprimentos como algo estratégico, é preciso estar atento aos seguintes fatores:

– As máquinas podem oferecer recomendações sobre como lidar com novas situações, como alterar o planejamento de acordo com os novos pedidos dos clientes

– Ao automatizar uma operação é possível agilizar o trabalho dos profissionais envolvidos nos processos para que se envolvam em atividades mais produtivas e valiosas para a empresa

– A tecnologia permite melhorar o relacionamento com o cliente, sua experiência. Oferecendo aos clientes mais transparência e personalização

– Novos modelos de negócios podem ser criados ou fortalecidos com uma cadeia de suprimentos digital

A COSTDRIVERS ajuda a sua empresa a avaliar os dados do mercado de forma estratégica com uma plataforma que reúnem informações acuradas para auxiliar a tomada de decisão. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar os melhores resultados.

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​