Inovação é a chave para trazer a área de compras para a mesa de decisão  

A área de Compras tem em mãos a oportunidade de guiar uma estratégia de inovação por toda a empresa. São os profissionais do setor os maiores responsáveis por encontrar e selecionar os melhores e mais inovadores fornecedores e buscar novas maneiras de agregar valor aos negócios e lidar com os stakeholders. 

A pressão por reduzir custos e riscos, atualmente, conta com mais um fator de desafio para os profissionais do setor: assumir um papel mais estratégico para os negócios. Assim, as equipes de Compras precisam buscar uma abordagem inovadora para reinventar processos tradicionais e adotar novas tecnologias que permitam essa nova responsabilidade. 

Tudo começa com o alinhamento da estratégia de Compras com a estratégia de negócios. E isso não é tão simples assim de acontecer e ainda exige um esforço considerável para que ambas as estratégias caminhem lado a lado durante todo o tempo, afinal, as prioridades de negócios não são imutáveis e precisam se adaptar a novas tendências, comportamentos do cliente, novas tecnologias, entre outros fatores e riscos. 

É nessa etapa que os profissionais de Compras precisam se reinventar para que se tornem consultores. Pesquisa do The Hackett Group mostra que essa é uma das três prioridades das equipes de Compras – reduzir custos é a primeira. E, claro, ser um consultor estratégico vai além de ser um bom negociador de contratos.  E isso é fundamental para que o setor de Compras tenha mais relevância para os negócios. 

Como analisar corretamente as informações?

Um dos grandes desafios para a inovação no setor de Compras são os dados: como coletar, tratar e analisar informações vindas de diversas fontes de dados internos e externos.  

Pesquisa da Deloitte afirma que a análise de dados deve ter grande impacto nos processos de Compras nos próximos anos, otimizando a gestão de custos, melhorando processos e entregando relatórios mais eficientes.  E à medida que as equipes de Compras são pressionadas por agregar mais valor aos negócios, a análise de dados traz a inovação necessária para lidar com desafios organizacionais, melhorando a tomada de decisões, tornando o uso de recursos mais eficientes e para que as próprias equipes sejam mais produtivas. 

Além disso, de acordo com o Gartner menos de 20% das equipes de Compras medem e relatam suas contribuições para gerar receitas para a empresa, dando destaque unicamente para a redução de custos conquistada.  

E, claro, a tecnologia pode ajudar nesse trabalho e transformar todas as informações coletadas em insights para os negócios. Inclusive auxiliando na análise das métricas alinhadas à estratégia da empresa. 

A importância da sustentabilidade e responsabilidade corporativa

A função de Compras é cada vez mais impactada pela crescente agenda sustentável e de responsabilidade social. E, pela primeira vez, o termo Compras Sustentáveis apareceu como uma das dez prioridades do setor em levantamento do The Hackett Group. Assim, implementar uma política sustentável e responsável por toda a cadeia de suprimentos é essencial para priorizar fornecedores éticos e, principalmente, reduzir o desperdícios de recursos  por meio de uma gestão mais eficiente da cadeia de suprimentos, controlando melhor a demanda. Ou seja, uma estratégia de Compras sustentáveis está focada em encontrar e adquirir bens e serviços levando em considerações fatores ambientais e sociais. 

Com clientes cada vez mais exigentes e atentos em relação à procedência dos produtos e serviços adquiridos, essa postura causa impactos positivos nos negócios e na reputação da empresa. Além de transformar o setor de Compras em um influenciador dentro e fora da empresa, pois incentiva os fornecedores a abraçarem causas sensíveis para os negócios e para o consumidor e também demonstra aos stakeholders sua importância dentro de uma ampla estratégia de negócios, impactando toda a cadeia de valor, desde a aquisição dos insumos necessários para a produção até o consumidor final. 

Foi-se o tempo em que a importância do setor de Compra estava relacionada unicamente ao preço dos produtos adquiridos. Hoje, com a ajuda da análise de dados, o setor passou a ter relevância estratégica para os negócios. E a COSTDRIVERS pode facilitar esse trabalho.  Entre em contato e saiba como nossa plataforma pode agilizar seus processos de Compras.

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​