Integração de dados: entenda a importância de vencer esse desafio na área de compras

A área de compras é estrategicamente fundamental para os negócios. Dessa forma, o setor deveria estar preparado para receber investimentos para se modernizar e embarcar na transformação digital, certo? Infelizmente, a realidade em uma parcela das empresas é outra, e os profissionais de compras continuam trabalhando com processos defasados e sem acesso a insights que podem ajudar o setor a oferecer mais valor para os negócios.

Um dos desafios enfrentados para que mudanças ocorram é em relação à integração de dados. Embora muitas empresas estejam gerando e capturando dados, a integração ainda é fraca e, muitas vezes, feita de modo manual – basicamente, extrai as informações manualmente de um sistema e os coloca em outro.

Automatizar é preciso
Nesse caso, automatizar o processo significa que uma solução envia automaticamente as informações desejadas para outra solução. Um setor de compras totalmente integrado significa que todos os processos estejam automatizados e integram as informações necessárias para que outras etapas de processos de compras sejam realizadas, incluindo a utilização de análises prescritivas e preditivas. Dados reunidos dessa forma também podem ser usados não apenas para melhorar processos, mas também para otimizar as decisões.

Digitalização é o primeiro passo
Digitalização é, basicamente, a conversão de informações analógicas em digitais. Mas não basta apenas digitalizar. Esses dados precisam ser armazenados em um único local, para que sejam facilmente acessados por quem precisa deles.  Por exemplo, o processo de compra deve estar integrado ao processo de contas a pagar, mesmo sendo de setores diferentes.

Caso contrário, essa desconexão causa impactos negativos quando a estratégia de negócios e a execução desses processos não estão alinhados e integrados, ou seja, a informação existe, mas não é conhecida por todos. Apenas quando os dados criados por esses processos são integrados e novas tecnologias são aplicadas para explorar essas informações é que é possível falar em transformação digital.

No caminho para a transformação digital
Empresas que ainda não implementaram um processo de transformação digital nos negócios enfrentam alguns desafios:

  • É preciso remover obstáculos relacionados aos dados, integrando informações em todo fluxo de compras, desde a negociação até seu pagamento. A transformação digital no setor de compras envolve diversos processos que precisam caminhar juntos e não sequencialmente, além de análises que explorem toda a cadeia de valor para melhorar o desempenho e a eficiência do setor. A solução é migrar todos esses dados para uma plataforma unificada.
  • Para que isso aconteça, o setor precisa apresentar argumentos fortes para que o investimento na transformação digital seja aprovado.
  • O setor de compras, também, deve recrutar talentos com as habilidades necessárias para atuar nessa nova realidade. São profissionais que entendem, além de compras, dados, TI e análise, habilidades que complementam a experiência tradicional de compras.

O setor de compras gera um número enorme de dados, mas não são todas as empresas que sabem utilizar essas informações para fazer o negócio crescer. De alguns anos para cá, a tecnologia permite a utilização desse material para melhorar os processos e fornecer informações relevantes para os negócios.

A plataforma COSTDRIVERS ajuda sua empresa a entender quais negociações estão alinhadas com a média de mercado, a fazer projeções e ganhar performance. Fale conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​