A pandemia de Covid-19 certamente está desafiando e testando empresas de todos os segmentos, seja pela queda ou pelo aumento de demanda. E isso reflete de forma diferente em cada departamento das organizações, sendo que a Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) é uma das mais afetadas, desde a função de compras até a entrega final. Porém não podemos negar que esse período está trazendo grandes lições e aprendizados para os profissionais da área, o que vai refletir positivamente nas ações futuras das empresas.
Como já comentamos aqui, a resiliência e a capacidade de inovar é o que vai permitir o crescimento das organizações após esse período de pandemia e prepará-las para reagir melhor a novas crises. Assim, apesar de não sabermos por quanto tempo esse cenário vai se manter, já podemos citar lições que estamos tirando a respeito da importância da Cadeia de Suprimentos em uma empresa.
Valorização e visibilidade do departamento
A crise decorrente do novo coronavírus tem ressaltado a importância de muitos departamentos que anteriormente tinham pouca visibilidade, como o RH e o Supply Chain, mas que estão se mostrando essenciais para a sobrevivência da empresa no período de incertezas. Dessa forma, colaboradores de toda a organização entenderão com mais facilidade a importância da Cadeia de Suprimentos no controle de todo o processo, desde a compra de matéria prima até a entrega final.
Uso de tecnologia e automação
Apesar de o sucesso de uma empresa ou departamento não estar atrelado exclusivamente à aplicação de ferramentas digitais, é fundamental que elas sejam utilizadas de forma estratégica para realizar negócios inteligentes, especialmente em momentos de crise. Assim, o que se tem visto nesse período é que muitos gestores aprenderam a valorizar o uso da tecnologia, e que ela de fato agrega valor à operação. A implementação da automação para análise de dados, por exemplo, valoriza o departamento e permite um trabalho preditivo com relação às crises do mercado. Além disso, apesar de praticamente invisíveis para toda a organização, a automação utilizada nos centros de armazenamento e distribuição são de altíssima qualidade e garantem que as operações e entregas atendam todos os prazos previstos e com segurança de ponta.
Estratégia e inteligência
Certamente uma das lições da pandemia sobre a importância da Cadeia de Suprimentos diz respeito à inteligência do setor, ou seja, torna-se ainda mais visível que este departamento tem funções maiores do que a organização do transporte e do armazenamento. Assim, é preciso muito preparo e inteligência de negócio para gerenciar a logística como um todo, os processos de compras e fornecedores, o atendimento imediato às oscilações de demanda do mercado, fortalecer relacionamento com diversos players, fazer gestão de riscos e muito (muito) mais.
Reconfiguração da Cadeia de Suprimentos
Em resposta à pandemia de Covid-19, muitas mudanças estão sendo realizadas nas operações diárias e também na estratégia global das empresas com relação à compra de materiais, distribuição e até produção. Como já vimos previamente neste blog, especialistas preveem uma mudança na estrutura produtiva – antes caracterizada pelas maquiladoras (fábricas em países cujos custos de produção são menores) – para uma aproximação geográfica, colocando todo o processo, desde a extração da matéria prima até a entrega final, o mais próximo possível. Essa mudança visa reduzir danos em momentos futuros de crises. Porém também temos visto algumas manufaturas deixando a China e instalando seus centros produtivos no sudeste asiático devido ao aumento de custos laborais, que são uma consequência da “guerra” mercadológica entre o país e os EUA.
Ou seja, é um momento de muitas mudanças para o departamento de Cadeia de Suprimentos, mas tem sido também um período de maior valorização desses profissionais, que gerenciam a espinha dorsal da organização. Com isso, a expectativa é que a participação do departamento na distribuição de recursos financeiros e na receita da empresa aumente nos próximos anos.