Melhores Práticas na Gestão contratual de fornecimento

Num mercado altamente competitivo, uma das maneiras de se reduzir custo é com uma melhor gestão contratual de fornecimento. Com uma boa gestão contratual podem-se achar pontos para diminuição de custos, redução de prazos e renegociação antes que os deadlines se percam, evitando multas e passivos desnecessários. Em contrapartida, um gerenciamento ruim faz com que fornecedores pensem que podem relaxar no cumprimento de suas obrigações contratuais.

Uma das maiores oportunidades de melhoria de lucro na maioria dos varejistas atuais está na otimização de negociações com sua rede de fornecimento. Comprar melhor requer otimizar negociações e ter informação precisa sobre o desempenho dos fornecedores para garantir as vendas e margens adequadas. Como a compra e negociação com fornecedores associados são mais complexas, torna-se difícil identificar os melhores fornecedores e executar as estratégias adequadas que maximizem o retorno financeiro.

Para contornar estas dificuldades destacamos uma lista das melhores práticas que ajudam a minimizar problemas no relacionamento com o parceiro:

  • Insistir na formalização das contratações;
  • Uso de ferramentas de automação na formalização (Portal de Compras, Minutas, Aprovação de Contratos, Assinatura Digital);
  • Contratação de Serviços: melhorar escopo de Serviço para melhorar a gestão;
  • Revisão contratual: negociação para reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos;
  • Gestão do relacionamento com fornecedores (além das compras na linha “A”) como ferramenta para reduzir custos.

Fonte: Profimetrics

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​