Mercado exige um profissional de Visão Estratégica

Com uma economia em crise como a brasileira, o departamento de Compras assume um papel cada vez mais estratégico dentro da empresa. Para se enquadrar a essa nova realidade do mercado, o que se espera do profissional que atua na área de Suprimentos é que tenha visão estratégica do negócio.

“Esse é um dos principais requisitos que se exige hoje de quem trabalha em Suprimentos”, reforça Paulo Márcio Marques do Nascimento, analista de Compras da siderúrgica ArcelorMittal Brasil.

Na avaliação de Nascimento, o mercado requer uma preparação prévia do Time de Compras, uma vez que a Negociação está perdendo força como driver principal de redução de custos. “Deve-se investir mais tempo conhecendo a Complexidade do Mercado, as ferramentas e modelos disponíveis e, a partir daí, montar uma estratégia eficiente”, destaca o analista de Compras da ArcelorMittal Brasil.

– Qual o perfil do “novo” profissional de Compras? 

Paulo MM do Nascimento – Hoje em dia, para os diversos setores da economia, o profissional deve ser atualizado, dinâmico, ter boa comunicação e adaptabilidade, visão para resultados e com proficiência em um ou mais idiomas estrangeiros. Em geral, também é assim em Compras, mas no que diz respeito ao profissional da área, em particular, o requisito obrigatório é ter uma visão estratégica do negócio em que atua.

– Que tipo de informação esse profissional precisa para agilizar as demandas do setor?

Paulo MM do Nascimento – Ele precisa estar profundamente informado sobre o Mercado, conhecer os seus fornecedores e suas estruturas de custos, ter a exata medida da relevância destes players para aquele Mercado e da sua empresa como Cliente. Outra coisa muito importante é saber quais as ferramentas de TI disponíveis hoje e se elas agregam algum valor dentro da Estratégia e do Modelo de compras definido pela organização.

– O que interessa diretamente ao profissional de Compras?

Paulo MM do Nascimento – Conhecer o Mercado envolve a noção de preços de insumos e de commodities, análises de mercado e suas previsões. Também é necessário ficar atento às novidades de TI relacionadas ao seu negócio, principalmente provedores de informações que possam antecipar a sua tomada de decisão. Por último e não menos importante, o Profissional deve sempre buscar se atualizar frente aos novos modelos lançados no Brasil e no exterior, como fazer uma pós-graduação na sua área de atuação ou cursos de extensão voltados para a sua atividade.

Paulo MM do Nascimento

Paulo Márcio Marques do Nascimento

Analista de Compras, Arcelor Mittal Brasil

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​