O que é data strategy? Entenda como a estratégia de dados pode fomentar seu negócio

Data Strategy, ou Estratégia de Dados, é um conjunto de decisões tomadas para alcançar determinados objetivos. Usar informações para ter vantagens competitivas e corporativas. É uma visão abrangente que permite à organização aproveitar recursos relacionados a dados ou que dependam de dados; e uma base para qualquer estratégia, seja de BI, Big Data, CRM, entre outras.

Saber o que fazer com esse turbilhão de dados é fundamental para o sucesso de uma empresa, apesar de essa análise ainda ser considerada um grande desafio. Estudos mostram que as empresas utilizam menos da metade dos dados que detém para auxiliar na tomada de decisões. Por outro lado, 70% dos funcionários têm acesso a dados que não deveriam, e 80% do tempo dos analistas é gasto para descobrir e preparar os dados que serão analisados.

Uma boa estratégia de dados exige um entendimento da estratégia de negócios da empresa. Aproveitar os produtos ou serviços existentes para obter uma visão 360 graus do cliente e orientar os negócios para oferecer a melhor experiência a eles.

Uma boa estratégia de dados também:

– define quais perguntas devem ser respondidas e como essas respostas podem melhorar a estratégia de negócios

– identifica os dados que devem ser coletados para a análise

– detalha os conjuntos de habilidades das pessoas que devem fazer essa análise e quais as ferramentas necessárias

– explica como preparar a empresa para colocar a estratégia de negócios em ação

A importância dos dados
Há alguns meses, a revista The Economist clamou: “dados são o novo petróleo”. Não importa o setor da economia, para sobreviver ao mar de concorrentes é preciso saber usar esses dados corretamente, principalmente em tempos de Transformação Digital, que incentiva as empresas a adaptar seus processos para deixá-los mais produtivos.

Atualmente, a maioria das empresas já possui os dados necessários para implementar uma estratégia, mas ainda patinam na hora de gerar valor com esse material. Assim, é preciso melhorar a análise de dados dos consumidores para criar produtos e serviços que atendam às suas necessidades e desejos. Ter um propósito e uma estratégia para coletar os dados e saber o que fazer com eles e transforma-los em material de apoio para a tomada de decisão.

Trabalhar esses dados significa fazer mais, e melhores, negócios. Os dados facilitam na estruturação de novas estratégias e na adaptação das vigentes. Com o uso do Big Data, por exemplo, as empresas conseguem criar vantagens competitivas e melhorar seu desempenho no mercado.

Hoje, qualquer estratégia de dados eficiente exige fontes de dados confiáveis e ferramentas modernas para sua captura. Por outro lado, a medida que a quantidade de dados disponíveis aumenta, questões de proteção, privacidade e responsabilidade também se tornam ainda mais importantes.

Com a plataforma COSTDRIVERS, sua empresa tem acesso a dados globais, projeções de preços, análise de mercado e, ainda, indicadores exclusivos feitos pela nossa equipe de especialistas. Fale conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa.

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​