Por que a área de Compras precisa cada vez mais de processos

O setor de Compras, em um momento de crise, precisa ser o primeiro a se adaptar, e essa foi uma das primeiras lições aprendidas devido à crise sanitária que ainda afeta as empresas, mesmo que de maneiras diferentes. Processos precisam ser mais ágeis e eficientes e permitir que, frente a desafios, a área consiga transformar seu modelo operacional e evoluir. 

Apesar da digitalização crescente dentro das empresas, o Compras, ainda, conta com muitos processos defasados e manuais, com muitos profissionais se dedicando unicamente à redução dos custos na aquisição de produtos e serviços, quando deveriam buscar uma abordagem que agregasse valor aos negócios. 

Quando comparada às cadeias de suprimento cada vez mais globais, complexas e interligadas, junto a novas tecnologias já disponíveis, é possível ver o  quanto o setor ainda precisa evoluir para se tornar mais resiliente. 

Modelos tradicionais, baseados em commodities e em categorias, criaram silos que não conversam entre si e que não funcionam com eficiência em tempos de “novo normal”, que exige das empresas muito mais agilidade para que o departamento se torne um diferencial competitivo e contribua ativamente para o desenvolvimento de produtos mais inovadores e incentive uma maior colaboração entre a empresa e seus fornecedores. 

Compras mais estratégico

Em um mundo em que experiências estão à distância de um toque na tela do smartphone, não há mais espaço para processos burocráticos, complexos e ineficientes. De acordo com a KPMG, o setor de Compras do futuro precisa evoluir e possibilitar uma experiência digital contínua para os profissionais da área, fornecedores e clientes internos. Todos precisam estar integrados a processos digitais que permitam análises e entreguem recursos que transformem o modelo de Compras e tornem os processos mais inteligentes. 

Isso permite à área de Compras compreender novas estruturas organizacionais e entender como pode atender a essas estruturas com mais eficiência. Ou seja, é essencial conquistar mais agilidade e flexibilidade para dar suporte à empresa, se antecipando às necessidades dos negócios. 

E, como tornar o setor de Compras mais estratégico e eficiente? 

Alinhe a estratégia de Compras com a estratégia de negócios

Se o setor de Compras não estiver integrado aos negócios, dificilmente os profissionais da área conseguirão oferecer o suporte necessário para as operações da empresa. 

Gerencie fornecedores com eficiência

É fundamental manter as informações de todos os fornecedores atualizadas e também manter um bom relacionamento com eles de forma que se tornem parceiros dos negócios e estejam preparados para lidar com as necessidades da empresa. 

Conquiste maior agilidade

Agilidade organizacional é fundamental para o setor de Compras, e isso exige um conhecimento maior de processos e de como enriquecer a função de Compras com uma visão baseada em dados para realizar negociações de maneira mais inteligente, com os melhores fornecedores. 

Identifique os recursos

Quais os recursos necessários para realizar a função de Compras com eficiência? É preciso analisar a tecnologia disponível, os talentos, novas habilidades e os investimentos necessários. 

Chegou a hora de repensar os processos de Compras

A área de Compras está passando por diversas transformações para se tornar ainda mais relevante para os negócios e pertmir que a força de trabalho esteja mais preparada para lidar com um mundo mais digital, conte com as habilidades necessárias de comunicação e relacionamento, sem esquecer da negociação, para, assim, criar um Compras e uma cadeia de suprimentos mais resiliente. 

De acordo com a McKinsey, o Compras precisa adotar uma cultura de aprendizado contínuo se quiser se manter realmente competitiva, isso exige modernizar seus processos e usar a tecnologia correta. E a COSTDRIVERS tem o elemento mais importante para isso: dados confiáveis, de diversas fontes para levar mais inteligência para a tomada de decisões. Fale com um dos nossos especialistas e conheça nossos serviços. 

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​