Por que a Transformação Digital deve ser mais do que uma expressão da moda

Apesar do termo já ter se tornado chavão, a transformação digital não deve ser vista como uma moda passageira, uma simples tendência que pode ou não “pegar” – como tantas outras tendências tecnológicas que desapareceram com o tempo.

Por envolver uma estratégia que implica na adoção de tecnologias inovadoras, com o foco na melhoria de processos, análises e insights voltados para os negócios, a digitalização é um caminho sem volta, e que cria expectativas cada vez maiores em empresas, usuários e clientes.

Assim, profissionais do departamento de Compras e executivos ligados à cadeia de suprimentos precisam começar a analisar se suas operações legadas suportam a implementação de novas tecnologias ou se precisam migrar para a nuvem para incorporar soluções de Inteligência Artificia (IA), Internet das Coisas (IoT), aprendizado de máquina, blockchain e análises.

Transformação fundamental

À medida que o departamento de Compras precisa lidar com uma cadeia de suprimentos mais complexa e tem a necessidade de reavaliar seus recursos, investir no Compras 4.0 é um caminho natural.

Assim, os profissionais de Compras conseguem ter à disposição ferramentas que permitem explorar recursos avançados de previsão e ter acesso a insights que permitam tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados, que podem ser internos ou externos.

IA ou automação de processos robóticos (RPA),normalmente, estão entre as tecnologias citadas para aumentar a eficiência de processos de Compras. Elas podem ser usadas para automatizar tarefas manuais repetitivas e por liberar os profissionais para se dedicarem a outras tarefas que agreguem mais valor aos negócios, além de reduzir os erros cometidos.

Transformando o departamento de Compras

A consultoria GEP, especializada na cadeia de suprimentos, destacou cinco tendências de Compras digitais que já estão disponíveis para empresas de todos os portes:

  • A tendência “digital first” envolve investir em tecnologias inovadoras como a IA, soluções em nuvem, análise preditiva, computação cognitiva e processamento de linguagem natural (PNL) para tornar processos mais eficientes e eliminar outros desnecessários
  • A nuvem está cada vez mais acessível e é possível encontrar boas plataformas de Compras baseadas na nuvem e que incorporam ferramentas para gerenciamento de pedidos, integração de estoque, inventário, previsões e gerenciamento de estoque, entre outros recursos
  • A transformação digital é constante, e soluções em nuvem facilitam ao departamento de Compras na implementação de estratégias que melhorem a função de Compras, com a adoção de novas funcionalidades e recursos rapidamente
  • A análise de dados tem grande importância para as estratégias de digitalização. Aprendizado de máquina e IA ajudam a reconhecer padrões de comportamento de gastos e prever tendências orçamentárias. Dados podem ser usados para analisar contratos, comparar preços, avaliar fornecedores, etc.
  • O RPA pode aumentar a eficiência no gerenciamento da cadeia de suprimentos ao automatizar processos repetitivos, reduzindo custos e erros, ao mesmo tempo em que acelera processos

Com cadeias de suprimentos cada vez mais complexas e extensas, o departamento de Compras precisa incorporar novas tecnologias para continuar relevante. Claro, isso não é algo que acontece de um dia para o outro.  Mas, quanto mais cedo a transformação começar, mais rapidamente a empresa percebe seus benefícios.

Para isso, sua empresa precisa ter em mãos informações confiáveis, vindas de diversas fontes. A plataforma COSTDRIVERS é a primeira plataforma de estratégia de dados do mercado. Fale com um dos nossos especialistas e conheça nosso trabalho.

Endereço:

Av. Doutora Ruth Cardoso, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo – SP

Copyright 2024 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange