Por que Procurement deve priorizar a inovação digital

O mundo dos negócios está se transformando rapidamente, acompanhando as mudanças no comportamento dos clientes, cada vez mais digitais. E, isso, tem impacto direto na forma com que as empresas se relacionam com seus clientes e também com seus fornecedores, parceiros e funcionários.  Para o setor de Compras, adotar a inovação digital significa conquistar uma vantagem competitiva. 

Apesar dos benefícios, embarcar em uma jornada de transformação digital é um grande desafio – de acordo com a McKinsey, 70% das implementações de uma estratégia de digitalização não são bem-sucedidas -, ainda assim, a adoção de novas tecnologias proporciona uma melhor experiência aos funcionários e tornam o dia a dia de trabalho muito mais simples e eficiente. 

Afinal, em um mundo cada vez mais digital, o setor de Compras não pode ser esquecido, ainda assim, a transição do mundo analógico para o digital não pode ser feita às pressas. É necessário ter uma estratégia eficaz que permita buscar a solução que melhor atenda as necessidades da empresa e, assim, liberar todo o potencial digital para o setor. 

Ao se tornar mais digital, a área de Compras, de acordo com o Boston Consulting Group, tem acesso à inovação por meio de uma cadeia de suprimentos global interconectada; pode automatizar processos e usar sistemas baseados em aprendizado de máquina e inteligência artificial para reduzir riscos; e, por meio da análise de dados, monitorar toda sua cadeia de suprimentos e identificar gargalos que podem ser  minimizados. 

Inovação digital em Compras

Os profissionais de Compras precisam sair de suas zonas de conforto e mudar sua mentalidade para que a transformação digital traga os benefícios esperados. Processos e modelos de negócios antigos, baseados unicamente na redução de custos precisam ser atualizados para que as aquisições sejam feitas pensando nos benefícios que podem trazer para a empresa. 

Novas plataformas permitem manter o foco nas necessidades do cliente interno, proporcionando uma experiência parecida com a oferecida ao consumidor. Assim, o setor de Compras torna mais fácil manter a conformidade e contribuir para o crescimento dos negócios. 

A digitalização está transformando os processos de Compras e permitem uma economia inteligente de custos de até 10 %, com o aumento da produtividade alcançando até 50% (Boston Consulting Group). Com o autosserviço, o setor permite que os demais departamentos realizem diretamente suas solicitações e acompanhem o andamento dos pedidos ao mesmo tempo em que garante acesso aos processos de aquisição durante 24 horas por dia. 

Essa flexibilidade traz maior agilidade na tomada de decisões,  o que permite atender mais rapidamente às necessidades da empresa e entregar acesso facilitado aos mais diversos recursos por meio de uma plataforma centralizada de autoatendimento. 

Da mesma forma, a adoção de tecnologias inovadoras cria novas oportunidades de negócios, aumenta a diversidade de fornecedores e permite negociações mais assertivas, visando agregar valor aos negócios, não apenas buscar o menor preço para um insumo. Ao facilitar esse processo, o setor de Compra tem a capacidade de considerar novos fornecedores que podem trazer ainda mais inovação para a empresa. 

Resumindo, a adoção de tecnologias inovadoras no Compras visa promover uma melhor experiência ao profissional do setor e demais usuários, melhorando sua produtividade e eficiência, mas também reduzindo o tempo gasto em processos manuais e repetitivos. 

Em um mundo cada vez mais competitivo, contar com a tecnologia para conquistar vantagens frente aos concorrentes ao mesmo tempo em que o setor de Compras se torna mais eficiente e produtivo são fatores que nenhuma empresa pode deixar de lado. 

Conte com a COSTDRIVERS para transformar seus processos de Compras. Nós temos as informações necessárias para que o seu negócio seja mais eficiente. Entre em contato e conheça nossa plataforma. 

Copyright 2023 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange