Quais pontos merecem atenção no momento de escolher uma ferramenta e-procurement?

O e-procurement pode ser uma valiosa ferramenta na busca por novos fornecedores de bens e serviços, diminuindo gastos com material decorrentes da maior competição entre os fornecedores.

É preciso, porém, estar atento no momento da escolha de qual ferramenta será utilizada para que a empresa não tenha mais problemas do que já tinha antes. Afinal, sem um fluxo regular e confiável de matéria-prima o processo produtivo pode entrar em colapso com atraso na produção e entrega, devolução de mercadorias, entre outras dificuldades. Dessa forma, é necessário a certeza de que o e-procurement de uma empresa seja o mais eficiente e confiável possível.

Há diferentes tipos de e-procurements. Por isso, atenção na hora de escolher um que encaixe dentro das suas necessidades. A seguir, alguns exemplos disponíveis no mercado.

  • Web-based ERP (Enterprise Resource Planning): Soluções ERP de empresas tais como SAP, AG, ORACLE, entre outras, elaboradas para otimizar o planejamento de recursos de uma empresa. Em termos de processo de manufatura, elas podem gerar o agendamento de compras visando um ciclo ideal de produção;
  • e-Sourcing:Trata-se do uso da Internet para a identificação de novos fornecedores. Também conhecido como leilão reverso, o e-sourcing é o método pelo qual as empresas podem utilizar o seu processo de compra online com o objetivo de contatar um número maior de fornecedores do que seria possível no canal tradicional.
  • e-Informing. O e-Procurement pode ser utilizado para a simples missão de trocar informações de compras entre vendedores e compradores. O uso da tecnologia da Internet, como o email, em substituição aos tradicionais métodos de comunicação pode facilitar imensamente o processo de montagem de um banco de dados de fornecedores.

Fontes: Corporativo Supply & E-Commerce.org

 

 

 

 

Secured By miniOrange