Quatro maneiras de agilizar o Departamento de Compras por meio da tecnologia

Cadeias de suprimentos maiores, novos chamados sociais – como a sustentabilidade – e ferramentas tecnológicas surgindo constantemente fazem com que a Gestão de Compras seja essencial para a adaptação das empresas às novas condições de mercado.

Uma delas é a agilidade, cada vez mais exigida em processos e entregas e que depende de inovação tecnológica e habilidades diferentes. Para ser digital, uma instituição precisa aproveitar a força que essas transformações colocam sobre negócios, processos, fluxo de dados e gestão de recursos.

Reduzir custos continua sendo o foco do Departamento de Compras, mas isso deve ser feito de forma inteligente, evitando que problemas na cadeia de suprimentos impactem diretamente nos negócios.

Em um mundo cada vez mais focado no curto prazo, a percepção de que uma empresa não consegue entregar o que promete pode, facilmente, prejudicar sua reputação e seu valor. Isso significa que contar com um fornecimento mais ágil, que supra todas as necessidades organizacionais, inclusive emergenciais, é um fator de segurança.

Transformação digital em Compras

A transformação digital permite que empresas façam mais com menos recursos e, nesse sentido, o Departamento de Compras deve se adaptar a ela. Como fazer isso? Aprimorando recursos analíticos, alinhando habilidades e talentos às necessidades dos negócios, focando no cliente e sendo mais rápido.

Como é esperado das equipes de Compras um papel mais estratégico, os profissionais precisam do apoio da tecnologia para que suas decisões sejam mais assertivas e produtivas. A seguir, indicamos algumas ferramentas que já estão fazendo isso – e que sua empresa pode implementar:

Nuvem

Os aplicativos de Compras estão migrando cada vez mais para nuvens, tornando-se mais acessíveis para empresas de todos os tamanhos. Essas soluções permitem que a Gestão de Compras conte com processos otimizados e com um melhor gerenciamento de sua cadeia de suprimentos.

Analytics

A análise de dados oferece maneiras de enfrentar desafios que surgem no mercado, contribuindo para tomadas mais rápidas de decisões e usos mais inteligentes dos recursos.

Machine Learning

O machine learning é, de forma sucinta, o processo pelo qual um dispositivo (geralmente robôs) aprendem a realizar tarefas por meio de práticas humanas.  Eles podem desempenhar papéis essenciais no gerenciamento de fornecedores prevendo comportamentos e padrões das negociações, assim como comparando preços históricos que, no final, ajudam e diminuir erros.

Automação

Automatizar processos, como falamos em outros artigos do blog, significa transformar protocolos, rotinas e tarefas da Gestão de Compras em processos mais fluidos e ágeis, muitas vezes sem a necessidade de intervenção humana, como uma pesquisa de preços no mercado, por exemplo. Quanto mais digital um departamento, mais resultados tende a entregar.

Se o Departamento de Compras da sua empresa precisa ser mais ágil, quer investir em ferramentas e tecnologias inovadoras para otimizar processos e reduzir custos e, enfim, pretende tomar decisões e realizar negociações com uma postura mais segura, a tecnologia é o caminho.  E, para isso, a COSTDRIVERS tem as informações que podem te ajudar. Fale conosco e conheça nossa plataforma.

Secured By miniOrange