Indicadores Exclusivos (USD/ton-CIF – 12 Meses)

Aço Inox
3.150
-11,08%
Barrilha
240
-26,19%
Minério de Ferro
70
-7,36%
PEAD
1.190
-5.61%
PEBD
1.200
-5,82%
PP Copolímero
1.510
-0,50%
Soda Cáustica
240
-25,34%
19/06/2017
3 min de leitura

Resumo de notícias

Acompanhe nosso resumo com as notícias relevantes do mercado e fique bem informado.

Economia cresce 1% no 1º tri e Brasil sai da recessão, mostra IBGE

  • O Produto Interno Bruto ( PIB ) do Brasil cresceu 1 por cento no primeiro trimestre deste ano sobre os três meses anteriores, resultado em linha ao esperado e com forte expansão do setor agropecuário, mas os investimentos continuam em queda.
  • Sobre o primeiro trimestre de 2016, no entanto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) nesta quinta – feira, o PIB encolheu 0,4 por cento nos três primeiros meses deste ano.
  • O IBGE revisou ainda o resultado do PIB no quarto trimestre do ano passado, para queda de 0,5 por cento, sobre redução de 0,9 por cento antes. O instituto fez recentemente mudança de metodologia para mensurar os setores de serviços e varejo, cuja base de comparação passou a ser 2014, e não mais 2011.

 

Preço spot da energia cai por chuva acima da média; vai ao mínimo no Sul

  • O valor da eletricidade no mercado de curto prazo, ou Preço de Liquidação de Diferenças ( PLD ), teve queda para a próxima semana em todos submercados devido a perspectivas de chuvas acima da média, disse a Câmara de Comercialização de Energia ELétrica ( CCEE ) nesta sexta – feira.
  • Já no Sul houve forte retração, de 80 por cento, para o valor mínimo estabelecido pela regulação para o PLD, de 33,68 reais por megawatt – hora.
  • A retração foi guiada pelas perspectivas de chuvas, que segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico ( ONS ) deverão somar 250 por cento da média histórica no Sul em junho, ante uma projeção de 147 por cento na semana anterior.

Fusão entre Neoenergia e Elektro cria maior empresa de energia

  • A fusão das companhias Neoenergia e Elektro, que deverá ser anunciada nesta quinta – feira, 8, vai criar a maior empresa de distribuição de energia do Brasil, com faturamento próximo de R $ 20 bilhões. A nova companhia – formada a partir da combinação dos ativos das duas elétricas, que têm como sócio comum a espanhola Iberdrola – pretende abrir o capital nos próximos meses, segundo fontes a par do assunto.
  • A Neoenergia ainda tem como sócios a Previ ( fundo de pensão do Banco do Brasil ) e o Banco do Brasil. No ano passado, o grupo faturou R $ 14,8 bilhões. Já a Elektro encerrou o ano com receita líquida de R $ 4,7 bilhões. “ A Elektro tem uma qualidade muito boa e pode melhorar o perfil dessa nova empresa ”, afirma Mello. Isso porque a Neoenergia tem elevado endividamento. Procuradas, Previ e BB não comentam.
  • A Neoenergia informou que “ não tem informação a respeito ( do assunto ). Elektro e Iberdrola não retornaram os pedidos de entrevista.

 

Queda da temperatura na Bahia poderá provocar danos a safra principal

  • Além do cenário de temperatura abaixo da média, a elevação da umidade relativa do ar, mostra – se também como um agravante e provocam uma alta incidência de vassoura – de – bruxa e podridão parda nos frutos.
  • Observa – se que a maior incidência esta na região norte da bahia, onde as chuvas tem sido constantes. Técnicos especializados recomendam o uso imediato de fungicidas a base de cobre, além de tratamento nutricional contínuo.

ONS eleva projeção de chuvas em área de hidrelétricas do Brasil em junho

  • O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou as projeções de chuva na área dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e do Sul do Brasil em junho, ampliando perspectivas já positivas para as precipitações no mês, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira.
  • A expectativa do ONS agora é que as chuvas nos lagos das hidrelétricas do Sudeste alcancem 113 por cento da média histórica, ante 102 por cento estimados na semana anterior.
  • Já o Sul deverá receber chuvas em 330 por cento da média histórica, contra 250 por cento anteriormente.

 

 

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Recomendados

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa

Como o Supply Chain Management pode transformar o desempenho da sua empresa

Cost breakdown a importancia da analise dos custos nas negociacoes - GEP COSTDRIVERS - Plataforma de inteligência para gestão de custos em procurement

Cost Breakdown: A importância da análise dos custos nas negociações