Saiba como a análise de dados pode reduzir os custos do frete

O fluxo de compras não acaba na hora que a compra é aprovada e o pedido é feito, ele continua até que o produto seja entregue e a fatura paga. Esse processo, de mover mercadorias de um lugar para o outro, também tem sua dose de desafios. Assim, investir em uma solução que automatize a compra de frete, é uma solução que deve ser considerada;

A automação oferece oportunidades de desenvolvimento de uma estratégia para cada modo de transporte, capacidade e serviço. Clientes que trabalham com fornecedores de logística que já automatizam esse processo colhem os benefícios por terem parceiros que estão maximizando suas capacidades logísticas e gerenciando custos com tecnologia. Ou seja, são parceiros que têm a capacidade de oferecer custos mais baixos pelo serviço e de forma mais eficiente.

Desafios
Falar em frete é algo complexo. São vários modos de transporte, capacidades, diversos requisitos de regulamentação e questões de segurança. Além disso, é preciso colocar nessa equação as estruturas de armazenamento e as diversas taxas cobradas para o transporte. Assim, com um mundo de variáveis que precisam ser consideradas, não é nada fácil selecionar os melhores fornecedores para pedir uma cotação.

Se esse processo ainda for manual, então, como analisar riscos e até mesmo comparar os fornecedores adequadamente? Em uma planilha de Excel? Usar o fator preço pode não ser a melhor opção e o que foi barato, pode custar muito caro em termos de desempenho, prazos e segurança;

Cada vez mais empresas estão investindo em soluções para gestão de compras. Na área logística, a implementação de aplicativos voltados para o setor também é uma tendência. Essa adoção demonstra o objetivo de melhorar os processos para atender às necessidades e exigências das empresas e para agregar mais valor.

Dados são essenciais
Contar com dados é fundamental para tomar decisões com segurança. Muitos sistemas de gerenciamento de transporte, contam com módulos voltados para a área de compras, mas que acabam subutilizados pela baixa adoção ou até pela falta de conhecimento. Dessa forma, implementar uma plataforma centralizada, que analise dados atualizados e relacionados a serviços de frete, pode permitir uma economia importante para as empresas.

Com o uso da plataforma COSTDRIVERS uma empresa que contrata serviço de frete rodoviário obteve acesso às informações necessárias para melhorar seu processo de análise dos reajustes anuais relativos ao serviço de frete. A empresa tinha um custo anual de R$ 2 milhões, e o reajuste solicitado pelo fornecedor foi de 11%.

O projeto feito pela COSTDRIVERS analisou custos fixos, custos de manutenção, salários, combustíveis, e outros fatores que influenciam no preço do frete, e concluiu que o valor de reajuste solicitado pela transportadora estava acima da média de mercado e até mesmo do reajuste máximo apontado, que foi de 6,83%.

A importância de contar com uma plataforma de compras que consegue lidar com esses detalhes e atributos específicos relacionados ao frete, detalhar o desempenho histórico e as variações de preços, os modos e capacidades da transportadora, é de extrema importância para os negócios e ajudou a essa empresa a não pagar mais caro pelo serviço. Consulte nossos especialistas e saiba como a COSTDRIVERS pode fazer para reduzir os custos com fretes para sua empresa.

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​