Saiba como a área de compras pode impulsionar a inovação

Longe de ser um centro de custos, a área de compras desempenha um papel estratégico cada vez maior. Sua gestão tornou-se um dos principais impulsionadores da empresa. Ao otimizar as atividades das equipes, é possível melhorar margens, reduzir custos e infundir uma nova forma de pensar na cadeia de suprimentos: a inovação.

Sempre associada com a obrigação de reduzir custos, a função de compras parecia estar em conflito com a qualidade da produção ou até mesmo com o desenvolvimento de novos produtos. Entretanto, ao integrar soluções digitais inovadoras em seus processos, o setor conseguiu automatizar boa parte de suas operações de baixo valor agregado.

Dessa forma, o setor de compras pode se dedicar à melhoria contínua da cadeia de suprimentos. Isso inclui otimizar a estratégia de fornecimento e, com isso, melhorar o gerenciamento de custos e reduzir o tempo de lançamento de novos produtos no mercado.

Gestão de custos melhorada

Reduzir custos apenas por reduzir pode ser contraproducente, as empresas, hoje, buscam por formas de otimizar as despesas de maneira a se tornar mais favorável ao desenvolvimento e à inovação. Apesar disso, o custo de matérias-primas, equipamentos ou manutenção ainda influencia no design de um produto e, dependendo da estratégia da empresa, em caso de valores excessivos, o processo de P&D pode ser prejudicado.

É exatamente neste ponto que o papel do setor de compras é decisivo. Ao usar a tecnologia para eliminar ou diminuir o nível de incerteza relacionado aos custos de produção, é possível adotar uma abordagem geral para a melhoria contínua de duas formas:

  • Internamente
    Ao usar algoritmos, ferramentas inovadoras de cálculo de custos permitem que o setor economize tempo na análise de ofertas. A adoção de uma abordagem de cálculo de custos preditiva, a empresa consegue tomar a melhor decisão no momento certo.
  • Externamente
    Com a análise de mercado concluída, as equipes de compras podem usar seus conhecimentos para melhorar a negociação de preços com os fornecedores.

Comprometimento com a inovação

O setor de compras não apenas facilita as interações dentro das empresas, mas também atua como um hub entre diversos atores da cadeia de suprimentos e, por isso, é uma força que contribui para a inovação transformar as empresas.

Com o crescente número de soluções flexíveis e centralizadas abre oportunidades para a inovação. Aplicativos baseados em nuvem, por exemplo, facilitam o acesso e a análise de perfis de fornecedores, entregando para a equipe de compras acesso a uma gama enorme de informações que auxiliam na escolha do melhor fornecedor.

Dessa forma, o setor de compras tem em mãos ferramentas que auxiliam na captura de tendências de mercado e para auxiliar na negociação. O departamento não é mais um parceiro passivo das áreas de P&D, ele contribui ativamente para a melhoria e design de produtos. Seu feedback baseado em dados é levado em conta por fornecedores e integrado às atividades das equipes de P&D.

Dessa forma, todos saem ganhando: os fornecedores que encontram espaço para suas inovações e uma base de clientes assegurada e para a empresa, que pode se beneficiar de contratos mais vantajosos, com preços ou prazos diferenciados e, assim, podem fortalecer seu relacionamento com os fornecedores.

A plataforma COSTRDIRVERS permite o acesso a um conjunto de dados que podem ajudar a empresa nas negociações e para ter insights importantes. Fale com nossa equipe e peça uma demonstração.

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​