Saiba como iniciar 2020 cumprindo todas as metas da área de Compras

Todo começo de ano é o momento de renovar iniciativas, repensar os desafios e rever os objetivos para o setor de Compras.  Com mercados em constante evolução, o departamento precisa redefinir a forma com que trabalha e buscar redefinir algumas metas essenciais para que seja ainda mais estratégico para os negócios.

  1. Agregar valor
    Reduzir custos e riscos são os principais focos do setor de Compras. Apesar disso, em 2020, novos objetivos farão parte da estratégia da área. Novas tecnologias podem trazer mais informações sobre o mercado de suprimentos, desempenho dos fornecedores e comportamento de Compras. Essas mudanças implicam em melhorar a percepção do setor em relação aos gastos, fornecedores e mercados para identificar novas maneiras de gerar valor.
  2. Novo papel
    O setor de Compras precisa passar a atuar como um consultor de negócios, e não apenas como o comprador de matéria-prima. A área precisa assumir seu novo papel e entregar mais conhecimento e habilidade nos processos de Compras. De acordo com o Gartner, os profissionais de Compras devem se concentrar no desenvolvimento de estratégias para o gerenciamento de categorias, além de, claro, serem bons negociantes.
  3. Papel dos negócios
    Qual o papel da empresa na função de Compras? Ser apenas um cliente que precisa de suprimentos para atender a uma necessidade interna? Se o papel do setor de Compras está mudando, a visão da empresa também precisa mudar. A função de Compras deve ser vista como a de um parceiro para os negócios, com maior responsabilidade na tomada de decisões em relação ao fornecimento e gerenciamento do relacionamento com fornecedores.
  4. Entrega
    Esse modelo implica em um maior gerenciamento de parceiros de negócios e um foco maior na excelência dos processos que permite aos gerentes de categorias se envolvam com Compras mais estratégicas, enquanto os demais profissionais lidem com recursos voltados para os negócios. Isso implica na implementação de uma estratégia de sourcing estratégico no setor.
  5. Fornecedores
    O setor de Compras precisa ouvir seus fornecedores, automatizar e padronizar a forma com que se relaciona com eles. Conhecer seus processos e procurar entender como trabalhar de forma mais integrada em que os fornecedores saibam antecipadamente o que a empresa espera deles. Isso, também, garante um relacionamento mais transparente e saudável.
  6. Recursos
    As empresas precisam investir em capital humano e em tecnologias inteligentes e intuitivas para que a área de Compras possa usar habilidades e informações para melhorar a experiência de compra.

De acordo com a McKinsey, para superar os desafios enfrentados pelo setor, as empresas precisam de uma nova visão para a área, que combine ferramentas inovadoras e novas abordagens relacionadas a processos, recursos e dados.  Soluções avançadas de análise, por exemplo, permitem a identificação de oportunidades de redução de custos e melhoria de processos.

O setor de Compras precisa ser flexível para que consiga se adaptar a diferentes modelos de fornecimento e com base em uma grande variedade de fatores internos e externos que influenciam o fluxo de Compras. Quanto mais dados os profissionais do setor tiverem em mãos, melhor será a tomada de decisões estratégicas e maior será o valor entregue aos negócios. A COSTDRIVERS é uma plataforma de Data Strategy que tem a informação que você precisa para seus negócios. Fale conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Endereço:

Av. Doutora Ruth Cardoso, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo – SP

Copyright 2024 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange