Qual o momento correto para iniciar uma transformação no setor de Compras? Simples, a qualquer momento. Não importa qual seja o nível de maturidade do setor, ele sempre está em evolução e se adaptando às diversas mudanças que ocorrem no mercado. E, na medida em que esse mercado se torna mais complexo, volátil e arriscado, a função de Compras tem como opção apenas reagir a essas mudanças ou se adiantar e buscar vantagens competitivas para os negócios.
Dessa forma, o setor vive em contínua transformação e precisa de ideias e abordagens inovadoras para continuar relevante e realizar compras de maneira mais inteligente.
Como começar?
Isso vale para qualquer área, de qualquer empresa: o primeiro passo é mapear processos, políticas, sistemas, tecnologias e a força de trabalho. Isso ajuda a empresa a entender o papel do setor de Compras e a repensar um novo modelo para a área. O foco é que ele se torne um parceiro de negócios, que os profissionais trabalhem de maneira inteligente e não apenas pensando nos custos das aquisições. Isso permite que o setor entenda as necessidades dos stakeholders e também as metas e objetivos da empresa.
O bom relacionamento com os fornecedores principais também permite a identificação de oportunidades de negócios e para demonstrar o real valor da área para a empresa, além de contribuir para que os stakeholders apoiem a transformação.
Como abordar?
Os gestores de Compras devem definir o rumo dessa transformação e criar um plano de comunicação que envolva a empresa e mostre os benefícios que as mudanças trarão. É necessário que todos vejam a transformação como algo que vai além da redução de custos.
O foco deve ser em criar um modelo que coloque o setor em sintonia com cultura da empresa, melhore o relacionamento com os fornecedores e possa eliminar, automatizar ou repassar para terceiros processos que não agreguem valor e, sim, um dos resultados é a redução de custos, junto com processos mais modernos, Compras mais inteligentes e funcionários mais satisfeitos.
Como ativar?
A função de Compras é um dos facilitadores para que a empresa atinja metas, para acelerar a inovação e o tempo de lançamento de novos produtos no mercado e otimizar o capital de giro e fluxo de caixa. Ainda assim, mudanças culturais e indicadores de sucesso são fundamentais para entregar uma visão mais completa e transparente de qualquer transformação.
Apesar da sensação de valor variar de acordo com o departamento da empresa, para o setor de Compras pode ser definido como: o fornecimento de soluções que ofereçam melhor qualidade, custos mais baixos e que entregue a melhor experiência para o cliente final. Isso significa identificar os melhores fornecedores e criar estratégias de fornecimento que atendam aos objetivos da empresa.
A transformação exige que a cultura da empresa também mude e com ela novos comportamentos podem surgir. Isso implica em ouvir feedbacks dos usuários sobre desempenho do setor, trabalhar com métricas e criar relacionamentos duradouros com fornecedores. Como resultado, os benefícios da transformação são encontrados e devem ser priorizados para que contribuam para a estratégia da empresa. A COSTDRIVERS pode ajudar nessa transformação. Nossa especialidade é transformar dados em insights para a tomada de decisões estratégicas e criar um fluxo de informações entre Compras, Controle e Marketing. Fale conosco e conheça nossa plataforma.