Saiba como os CFOs podem construir e nutrir relacionamentos com os líderes de Compras

As funções do diretor financeiro (CFO) estão em expansão e abrangem áreas tradicionais de administração financeira e também áreas ligadas à liderança estratégica e comercial, incluindo responsabilidades diretas por determinadas funções comerciais.

Essa expansão, muitas vezes, está conectada à expectativa que esse executivo alce voos mais altos na empresa. Exatamente por isso, o CFO precisa possuir conhecimentos que vão além da área financeira e que também possa combinar esse conhecimento com uma gestão estratégica e operacional, moldando e comunicando a visão estratégica da empresa para vinculá-la aos resultados dos negócios.

Para que possam estabelecer confiança e credibilidade com executivos de outros setores, o CFO e sua equipe precisam trabalhar com perfeita sintonia e gerar valor e suporte para que a empresa conquiste as metas de negócio. E, nesse contexto, o setor de compras pode ser essencial.

 

Aliança entre financeiro e compras

O papel do CPO (Chief Procurement Officer) também evoluiu nos últimos anos e ganhou mais influência em relação a processos de negócios, relacionamentos e resultados. Embora o papel do setor de compras tenha aumentando nos últimos anos, ganhando mais importância estratégica, as prioridades do setor precisam estar alinhadas às prioridades da área financeira em relação a cortar custos e proteger margens de lucro.

CPO e equipes de compras bem-sucedidas são as que melhor gerenciam os gastos corporativos. São líderes que pensam sobre processos de forma holística e usam a tecnologia em maior grau e, com isso, têm como resultado, maior visibilidade, colaboração, conformidade e melhor desempenho.

Assim, é muito proveitoso que CFOs se associem e se alinhem estrategicamente ao executivo de compras para aumentar o valor que o setor de compras pode oferecer à empresa e também para o setor financeiro.

 

O que fazer?

Para a Ardent Partners, para os CFOs que desejam ajudar o setor de compras a otimizar o gerenciamento de gastos, há algumas recomendações:

  • Oferecer suporte à área de compras na forma a capacitar o setor a envolver totalmente os negócios
  • Manter um relacionamento próximo com os executivos de compras para garantir que as prioridades e investimentos estejam alinhados à estratégia de negócios
  • Apoiar e patrocinar investimentos em tecnologias que permitam ao setor de compras dimensionar o conhecimento e as operações em toda a empresa
  • Colaborar com o setor de compras para desenvolver uma abordagem equilibrada para avaliar o desempenho do setor
  • Colaborar para que o setor de compras incorpore métricas claramente definidas

Ajudar o setor de compras a manter uma operação de alto desempenho e de bom gerenciamento de gastos transformam o  CFO e o setor financeiro em parceiros que ajudam a validar os resultados e mostrar o valor do trabalho de compras. Ao incentivar a automação, os CFOs também estimulam que a área de compras melhore seu desempenho e contribua para consolidar os ganhos financeiros e operacionais obtidos pelo setor em toda a empresa.

O CFO, individualmente, tem grande poder e influência na estratégia de negócios da empresa. Ao se unir aos demais executivos, se tornam ainda mais fortes e com maior potencial para tornar o negócio ainda mais bem-sucedido.

A COSTDRIVERS conta com mais de 200 clientes e atende mais de 25 setores. Nossa plataforma fornece ferramentas exclusivas e informações sobre preços e custos em vários seguimentos. Fale com um dos nossos especialistas e conheça nossos serviços.

Secured By miniOrange