Indicadores Exclusivos (USD/ton-CIF – 12 Meses)

Aço Inox
3.150
-11,08%
Barrilha
240
-26,19%
Minério de Ferro
70
-7,36%
PEAD
1.190
-5.61%
PEBD
1.200
-5,82%
PP Copolímero
1.510
-0,50%
Soda Cáustica
240
-25,34%
28/01/2020
2 min de leitura

Saiba como vencer 4 desafios do Departamento de Compras em 2020

Pesquisa da Deloitte mostra que o setor de compras encontra-se ainda mais complexo, entra em uma nova década enfrentando novos desafios e tendo à frente diversas oportunidades estratégicas dentro da empresa e também em toda a cadeia de suprimentos.

Com cadeias de fornecimento globais, o risco de rupturas por problemas políticos ou econômicos são apenas um dos desafios que serão enfrentados pelo setor de compras. Entretanto, existem práticas e tecnologias que ajudam a gerar valor, reduzir riscos e cumprir metas, desde a transformação digital, relacionada a uma maior visibilidade da cadeia de fornecimento e até o treinamento adequado para os profissionais.

Desafios complexos

Essa mesma pesquisa levantou quatro desafios que as empresas precisão abordar em 2020:

  1. Desafio externo
    Isso significa abordar tudo que está do lado de fora da empresa e com qual o setor de compras precisa interagir. Se nos últimos anos, o setor viu surgir uma série de fatores de riscos externos – guerra comercial entre China e Estados Unidos e receios em relação a uma possível recessão econômica -, para reduzir esses riscos, o setor ainda precisa desenvolver planos de contingência que ajudem a identificar oportunidades para reestruturar a cadeia de suprimentos.
  2. Desafio interno
    Durante os últimos anos, o setor de compras batalhou para se tornar um parceiro comercial eficaz e valioso para os clientes internos, apesar disso, a Deloitte mostra que apenas 26% das empresas classificam o setor como um parceiro excelente. Assim, os gestores de compras precisam continuar investindo na automação de processos e devem se concentrar no alinhamento do setor com os outros departamentos e também na capacitação dos profissionais.
  3. Desafio de talentos
    Conquistar e reter talentos não é algo novo para o setor e são poucos os gestores que acreditam que suas equipes contam com as habilidades necessárias para cumprir com os objetivos de compras e da empresa. É preciso que a área de compras otimize seus processos de recrutamento, integração e gerenciamento de talentos para encontrar talentos com as habilidades necessárias para atender às necessidades atuais e as que virão nos próximos anos.
  4. Desafio digital
    As pessoas estão mais digitais, as empresas estão mais digitais, o mundo está mais digital e o setor de compras precisa ser digitalizado. Criar uma estratégia digital é essencial para apoiar as metas e as necessidades da empresa como um todo.

Além disso, a área de compras precisa estar preparada para uma nova abordagem ética e responsável.  Com isso, deve aumentar a visibilidade e colaboração por toda a cadeia de suprimentos, seja por intermédio da tecnologia ou outros meios, o setor de compras não pode continuar vulnerável aos diversos fatores de risco existentes, apenas por não entender os fornecedores se relacionam com os seus fornecedores.

Desafios sempre estarão presentes nas empresas e novos irão surgir de tempos em tempos. Sua empresa está preparada para eles? Fale conosco e conheça nossas soluções de data strategy que podem te ajudar a vencer esses desafios.

 

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Recomendados

Cost breakdown importancia analise custos negociacoes - GEP COSTDRIVERS - Plataforma de inteligência para gestão de custos em procurement

Cost Breakdown: A importância da análise dos custos nas negociações

A nova identidade da GEP COSTDRIVERS:

A Inflação Interna e Seus Impactos nos Custos: Como Se Preparar e Reduzir Riscos?