Saiba por que a análise de dados é fundamental para dar suporte às decisões de compras

Ter uma maior visibilidade de todos os processos de análises no setor de compras permite às empresas entenderem melhor como estão gastando e como podem obter mais eficiência. Plataformas de análise de compras contribuem para esse melhor entendimento e também tornam os processos mais ágeis e estratégicos, ajudando a melhorar a tomada de decisões.

Contar com um melhor gerenciamento de dados inclui em gerenciamento de contratos melhorado, que também facilitam a identificação de tendências e o compartilhamento de informações entre todas as áreas interessadas, além de alimentar a equipe de compras com análises e relatórios simplificados que permitam um investimento mais estratégico.

Compras estratégicas
O acesso aos melhores dados e sistemas automatizados contribui para que uma parte da carga de trabalho do profissional de compras seja transferida para tarefas mais estratégicas e, nesse mudança, ele passe a contribuir com insights, com a otimização de processos e na redução de custos. Soluções de análise de dados ajudam a equipe a mudar abordagens transacionais e ainda facilita a identificação de oportunidades e riscos para o negócio.

A análise de dados também transforma o setor de compras em uma área mais estratégica, que passa a ter uma visão mais completa sobre o que está sendo comprado, o que foi contratado e se os gastos estão ou não sob esse contrato. Com informações em tempo real, os profissionais do setor conseguem identificar contratos que estão em risco ou se aproximando de sua data de conclusão, por exemplo.

Essas ferramentas também suportam aspectos mais sutis do processo de compras, como  entender problemas, se determinadas categorias de gastos estão excedendo o orçamento e na identificação de onde produtos e serviços são comprados.  As análises fornecem uma visão holística e uma melhor visibilidade de todo o fluxo de compras, melhorando o acesso a dados que auxiliam a equipe a tomar decisões mais assertivas.

Melhor gerenciamento de contratos
Frequentemente, as empresas efetuam compras apenas no momento em que precisam delas, sem que tenham uma estratégia efetiva. Isso faz com que comprem itens sem contrato ou apenas inserindo novos pedidos de compra sem nenhuma requisição ou planejamento. Isso pode resultar em compras não aprovadas, gastos acima do orçamento e oportunidades para otimizar processos perdidas;

Ao investir no gerenciamento de contratos, se baseando em dados, o setor de compras consegue identificar o que está sendo contratado com relatórios e visualizações que ajudam a encontrar oportunidades para reduzir custos e fazer compras de forma mais inteligente.

Da mesma forma, a tecnologia disponível permite vincular o que é comprado diretamente às contas de cobrança. Assim, qualquer pedido que passa pelo sistema é analisado e, se estiver sob contrato, sua compra é autorizada automaticamente. Isso melhora a produtividade ao mesmo tempo em que garante que o setor cumpra as normas da empresa.

A importância da análise de dados
Com muitos dados, é fácil chegar a um ponto em que informações importantes começam a se perder no meio de tantos detalhes. Para os gestores, é importante ter acesso aos dados, insights e métricas em tempo real. É preciso ter visibilidade do que está acontecendo nos negócios em um painel que centralize todas essas informações, que simplifique relatórios e integre os dados em um único local.

Dados podem otimizar processos de compras e transformar o setor em uma área estratégica e em uma vantagem competitiva. Converse com um dos nossos especialistas e saiba como a COSTDRIVERS pode ajudar sua empresa;

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​