Saiba por que a simplificação da área de compras é fundamental

A pesquisa 2019 Global CPO Survey, da Deloitte, identificou os principais desafios enfrentados pelos profissionais de compras. De acordo com o levantamento, a desaceleração econômica, complexidade interna, silos organizacionais, processos não padronizados e o gerenciamento de fornecedores estão entre os principais problemas levantados pelas empresas participantes do estudo. 

Para a Deloitte, tudo isso se resume a uma única palavra: complexidade.  O papel do executivo de compras (CPO) passou a ser muito mais complexo, com riscos econômicos e políticos por todo o percurso da cadeia de suprimentos. Dessa forma, o setor de compras encontra-se pressionado para cortar custos durante todo esse caminho. Por outro lado, espera-se que o setor consiga simplificar processos enquanto trabalha com orçamentos cada vez mais reduzidos. 

Seja digital

A tecnologia está aí para ajudar a diminuir a complexidade dos processos de compras. Hoje, já há diversas ferramentas que, se forem usadas adequadamente, conseguem prever os riscos associados aos negócios e reduzir custos.  

As empresas precisam reduzir a complexidade de seus processos e simplificar as compras o máximo possível. Para isso, é essencial investir em uma plataforma única, que concentre todos os processos, desde a origem do pedido até o pagamento. E esse é apenas um primeiro passo que, apesar de insuficiente para lidar com todas as incertezas do setor, abre caminho para que a empresa aposte em uma solução que analise o mundo de informações capturadas em transações de compra.  

Tecnologias avançadas, com inteligência artificial, conseguem reduzir essa complexidade e eliminar processos ineficientes e propensos a erros em um cotidiano que tende a ficar cada vez mais complexo. 

Transformando processos

O princípio de Pareto afirma que aproximadamente 80% dos efeitos são provenientes de 20% das causas. No setor de compras, isso pode ser traduzido para algo como 80% dos gastos vão para apenas 20% dos fornecedores. Isso representa uma grande oportunidade de reduzir custos, afinal lidar com um grupo pequeno de fornecedores por meio de uma única plataforma, pode tornar esses gastos mais controlados, ao mesmo tempo em que permite à equipe se dedicar melhor ao relacionamento com os principais fornecedores. 

Da mesma forma, as equipes de compras, muitas vezes, são obrigadas a usar os mesmos processos para toda sua cadeia de suprimentos, inclusive com os fornecedores regulares. Ou seja, eles acabam enfrentando a mesma burocracia – pedidos de compra, aprovação de faturas, integração – que os fornecedores não usuais.  

Modificar processos, deixando-o mais conveniente, consistente e com suporte de dados, permite que as equipes de compras trabalhem com maior eficiência com todos os fornecedores, principalmente os com maior relacionamento. No lugar de impor processos onerosos – muitas vezes manuais -, em todos os relacionamentos, o setor de compras pode otimizar sua operação, simplificando suas transações e processos para fazer uma gestão de fornecedores mais eficiente. 

O setor de compras não pode ser uma barreira para as relações comerciais, ele precisa ser fortalecido com investimento em uma plataforma automatizada e orientada a dados que elimina processos ineficientes e simplifique toda a burocracia envolvida nas negociações. Entre em contato com um dos nossos especialistas e conheça nossas soluções. Temos informações para todas as suas necessidades. 

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​