Saiba por que está na hora da equipe de compras melhorar suas estratégias de analytics

Profissionais de compras têm consciência de que as novas tecnologias apenas começaram a impactar suas tarefas e desempenho. Em um mundo altamente competitivo, as empresas precisam de informações, vindas de dados, que possam ser rapidamente utilizadas na tomada de decisões, e isso é especialmente crítico no setor.

A quantidade de dados disponível, visíveis ou ocultos, já influencia os negócios. Com ferramentas desenvolvidas para reunir dados internos e externos, as empresas têm acesso a novas percepções que são úteis para maximizar a receita e minimizar os riscos em toda a cadeia de suprimentos.

Análise avançada

Hoje, devido aos custos, a maioria dos profissionais de compras utiliza apenas um conjunto de dados muito simplificados e que servem para produzir análises muito básicas. Nesse contexto, a análise avançada representa um divisor de águas para o setor. A convergência dos dados de compras e vendas pode gerar informações valiosas e exclusivas, como, por exemplo, quando um produto atingir um determinado nível de vendas isso pode acionar um alerta no painel de compras ou oferecer recomendações sobre como renegociar determinadas transações com base no desempenho de vendas.

Reunir e encontrar um padrão dentro de dados é valioso no contexto de análise de gastos, execução financeira e previsão de orçamento. A sinergia entre esses três processos pode ser melhorada e, mais uma vez, o setor de compras pode se beneficiar.

Impacto nos processos

Ter melhores análises pode afetar diversos processos de compras de várias maneiras. Insights extraídos de dados históricos sobre preços de produtos, fornecedores ou fontes de dados externas podem fortalecer negociações e levar a melhores preços, consequentemente, reduzindo custos.

Entretanto, poucos processos de compras estão realmente fazendo um bom uso da quantidade enorme de dados que geram ou capturam. Dessa forma, para usar a análise de dados corretamente, é preciso priorizar o que se deseja resolver. Especialistas podem ajudar a determinar quais os dados necessários, bem como o tipo de análise que deve ser implementada para gerar os insights apropriados.

Estratégia de análise de dados e inteligência artificial (IA)

A atualização das ferramentas de tomada de decisões baseadas em analytics pode ajudar a integrar a IA de maneira contínua nos processos de compras. A IA tem impacto na interpretação e visualização de dados, já a análise preditiva é aprimorada por meio de técnicas de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural. O objetivo é oferecer a capacidade de buscar insights baseados em dados.

A IA pode permitir a criação de novas ferramentas para tomada de decisão, de forma a ir além de apresentar apenas percepções. Isso permite ao profissional de compras ter acesso a previsões de resultado de decisões de negócios em potencial. Com o uso de algoritmos específicos, também possibilita a capacidade de oferecer recomendações hiper personalizadas.

Não é necessário afirmar que os primeiros a investir em análise de dados avançados terão uma vantagem competitiva significativa.

A COSTDRIVERS atende a mais de 200 clientes em mais de 40 países por intermédio de uma plataforma de dados poderosa, que identifica, coleta e organiza as melhores e mais importantes informações para o acompanhamento de cada negociação. Fale conosco para saber mais sobre nossa plataforma de dados.

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​