Saiba quais devem ser os próximos passos na transformação da área de procurement

Apesar de ter se tornado um assunto recorrente, a transformação digital do setor de procurement ainda enfrenta problemas com a falta de orçamento e as habilidades de TI necessárias para sua correta implementação. A falta de progresso na integração de dados, bem como falta de conhecimento digital na área de compras, são alguns dos obstáculos para que essa transformação ocorra rapidamente.

Enquanto poucas empresas realmente embarcaram nessa jornada, a transformação digital promete entregar um grande potencial para o setor. A eficiência do processo é considerada o principal benefício da digitalização, antes mesmo da otimização de custos.

Quais os passos a seguir?

Como a tecnologia está em constante evolução e pode se tornar até incompreensível, algumas etapas podem ajudar a enfrentar o desafio da transformação digital da área de procurement:

  1. É preciso entender o que se deseja alcançar com a implementação de novas tecnologias e por que isso é necessário
  2. Como a compra de uma determinada ferramenta ou a utilização do sistema irão ajudar a atender aos requisitos e objetivos do negócio? Deve-se investir tempo para analisar em que e como a tecnologia e as pessoas irão agregar valor ao
  3. A transformação digital é uma jornada contínua e deve ser mantida em primeiro plano. Para isso acontecer, é necessário um roteiro ágil que mostre a visão sobre o ponto que se deseja chegar e quais as ações necessárias para isso acontecer. Esse roteiro digital deve ser criado e priorizado, trazendo as metas a serem alcançadas.
  4. Devem-se considerar as habilidades e necessidades de uma empresa para investir em um conjunto de tecnologias. Investir em um “avião”, quando um “automóvel” pode suprir as necessidades da empresa pode ser um erro. Mas, mesmo se a opção for pelo investimento em tecnologias mais complexas, é preciso ter certeza que se possui as habilidades certas para tornar esse investimento em um sucesso.
  5. Dados devem ser utilizados para criar vantagens competitivas, então é preciso ter uma plataforma que permita a coleta e análise dessas informações e certificar-se de são usados para tomar decisões rápidas para tratar dos riscos dos fornecedores e formular estratégias.

A ciência da compra

O futuro do setor de compras está na tomada de decisão baseada em dados.  Ao empregar as ferramentas e tecnologias certas, em conjunto com as pessoas e processos corretos, o setor de compras consegue se tornar mais eficaz:

  • Investir na produção de informações básicas, como detalhes de gastos e contratos, que sejam acessíveis para a equipe, economiza tempo e dinheiro
  • Perde-se tempo executando atividades de baixo valor ou duplicadas. Ao comparar as iniciativas e estabelecer uma gestão de projetos para definir o foco e ritmos para essas atividades, mais tempo pode ser economizado
  • Validar abordagens com especialistas e empregar tecnologia para ajudar na análise complexa permite uma maior economia
  • A tecnologia pode garantir que as equipes de compras tenham acesso às melhores práticas e possam acessar informações mais facilmente
  • Perde-se tempo na implementação e execução de contratos. A tecnologia pode automatizar o processo e melhorar seu desempenho

A implementação de novas tecnologias pode trazer benefícios que vão além da melhoria dos processos ou redução de custos. Mas, o importante, é estar armado de informações em todas as etapas da transformação para descobrir quais tecnologias agregam mais valor ao procurement.

A COSTDRIVERS é especialista em transformar dados em insights que auxiliam na tomada de decisões estratégicas. Saiba como podemos ajudar sua empresa.

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​