Você sabe quais são os principais desafios na digitalização da área de compras?

Qualquer mudança representa novos desafios e a digitalização da área de compras não é diferente. São desafios internos e externos que podem influenciar na capacidade de atingir aos objetivos do próprio setor e de toda a estratégia de negócios da empresa. A chave para vencê-los é ter as pessoas certas, nas funções certas.

Para evitar problemas, as empresas precisam, em primeiro lugar, entender seus processos e, caso necessário, redesenhá-los para que atendam ao relacionamento entre humanos e máquinas. Mas, para isso, é preciso investir em habilidades essenciais para fazer com que a tecnologia funcione como desejado.

A falta de talentos é apontada pela maioria dos gestores de compras como uma barreira para a digitalização.

Habilidades específicas

Para que as novas tecnologias entreguem os benefícios prometidos pelos especialistas, a empresa precisa investir em pessoas com habilidades específicas, como cientistas de dados, mas que tenham uma mentalidade tecnológica para entender, por exemplo, como a solução foi construída.

Ter o entendimento básico de bancos de dados também permite que esses funcionários saibam como administrar melhor os dados. Da mesma forma, com a automação, as pessoas terão mais tempo para se dedicar a assuntos mais estratégicos e relacionados aos negócios da empresa – o que também exige habilidades que, talvez, os funcionários precisem desenvolver.

A tecnologia e o talento devem andar juntos e são cruciais para que a transformação digital na área de compras alcance o máximo desempenho

Fear of missing out (FOMO)

Muitas vezes, o medo de ficar para trás tecnologicamente (FOMO) – e não uma necessidade definida – leva as empresas a tomarem decisões equivocadas em relação à compra de tecnologia. Essa abordagem as impede de usufruir corretamente da transformação e dos benefícios que essa transformação proporciona.

As empresas até podem reconhecer os desafios que precisam ser vencidos, mas, no lugar de resolvê-los – como problemas de integração de dados -, optam por uma abordagem mais simples, acreditando que isso basta para soluciona-los.

E os provedores de tecnologia têm sua parcela de culpa nisso, pois a maioria é basicamente voltada a apenas vender produtos, sem se preocupar com os resultados. Esse modelo acaba por deixar os clientes cada vez mais frustrados e com a sensação de que os benefícios da transformação digital são difíceis de serem alcançados pelo setor de compras.

As pessoas querem que o envolvimento com a área de compras seja o mais simples possível, principalmente porque é dessa forma que se relacionam com a tecnologia na vida cotidiana. Para o setor de compras há algumas ferramentas inovadoras, mas que, aparentemente, não entregam essa experiência desejada pelo usuário.

É preciso considerar, ao analisar a estratégia de transformação, qual a garantia de que, independentemente da solução escolhida, seja possível conectá-la aos sistemas já utilizados pela empresa e como obter o melhor dos dados coletados. É um erro achar que apenas a tecnologia vai solucionar todos os problemas da área de compras.

A COSTDRIVERS ajuda a empresa a entender quais negociações estão alinhadas com a média de mercado, a fazer projeções e ganhar performance e competitividade. Fale com um dos nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​