Seis dicas para uma Gestão de Compras avaliar riscos de um fornecedor

Ao analisar os riscos oferecidos por um fornecedor, vários critérios são utilizados – do histórico ao relacionamento com outros clientes. Esse tipo de processo é importante para proteger a empresa contra problemas em sua cadeia de suprimentos.

Por isso, é fundamental que uma organização conheça profundamente seus fornecedores, algo que tem se tornado cada vez mais complexo por causa da ampliação dessas cadeias.

Hoje, por exemplo, as empresas podem buscar insumos em qualquer lugar do mundo na tentativa de baixar custos, cujo dilema é o aumento dos riscos, como argumenta um relatório publicado recentemente pela consultoria WBR Insights.

Sem contar que cadeias de suprimentos complexas são mais propensas a riscos externos, como desastres naturais ou falhas logísticas. Como avaliá-los? A seguir, sete dicas para a Gestão de Compras mitigá-los:

Proatividade

Nesse cenário, os profissionais de Compras precisam se antecipar a possíveis eventos de risco na hora de decidir quais riscos vão assumir em suas aquisições. Muitas empresas travam verdadeiras batalhas ao monitorar seus fornecedores, não apenas porque seus recursos são limitados, como também porque os processos são cada vez mais complexos.

Estabilidade financeira

Reduzir riscos envolve também monitorar a estabilidade dos fornecedores, o que pode ser feito usando agências de crédito ou outras fontes de dados especializadas que estabelecem pontuações de risco para cada fornecedor.

Seguro

Essa avaliação contínua ainda permite que a empresa seja notificada caso um fornecedor cancele a apólice ou não pague o seguro em dia – diminuindo a chance de ele ser contratado.

Reputação

Existem muitos softwares que analisam notícias negativas sobre fornecedores em publicações feitas em mídias sociais. Eles geram relatórios de dados que ajudam a ter uma visão macro e rápida de quais são os bons e os maus supridores do mercado.

Segurança da informação

Com muitos ataques cibernéticos, as organizações precisam evitar brechas em seus sistemas de segurança, assim como exigir que seus fornecedores coletem e gerenciem informações – muitas delas da própria instituição – de forma segura. Se isso for uma preocupação manifesta do seu negócio ou departamento, não hesite em colocar cláusulas contratuais em novas aquisições e renovar os acordos em andamento.

Responsabilidade social

Tanto do ponto de vista da imagem (em um mercado cujo consumidor é cada vez mais ativo) como de prática organizacional, as empresas precisam cobrar aspectos sociais de seus suprimentos, ligados à diversidade de seus ambientes de trabalho, sustentabilidade e responsabilidade social. E, claro, devem evitar associação com fornecedores mal avaliados.

Como se viu, avaliar o risco decorrentes de compras de fornecedores envolve muito mais que acompanhar métricas ou observar as relações apenas para o departamento. Envolve, cada vez mais, o monitoramento de toda a cadeia, incluindo aqueles que suprem os insumos de que fornece, por exemplo – onde podem estar riscos com impacto direto à empresa.

A plataforma COSTDRIVERS oferece milhares de indicadores e informações relacionados à macroeconomia, commodities e custos operacionais, industriais e produtivos. Fale conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa a reduzir riscos.

Secured By miniOrange