Seis passos para iniciar uma estratégia de Digital Procurement 

Pesquisa realizada em 2019, pela Deloitte, com CPOs mostrou que 53% dos participantes estavam insatisfeitos com os resultados da transformação digital implementada pela empresa.  Um dos motivos é a ideia de que basta implementar novas tecnologias e, pronto, a transformação foi feita. 

Instalar novos softwares sem olhar para a estrutura organizacional, sem pensar na otimização dos processos, na governança de dados, na segurança dessas informações, na otimização do fluxo de trabalho, faz com que a empresa apenas digitalize esses processos, não os transforme. Isso pode parecer um jogo de palavras, mas é o que faz uma estratégia de digital procurement ser bem-sucedida ou não. 

Então, o que deve ser feito? Algumas regras podem ajudar: 

Analise a estrutura organizacional e os processos 
Não importa qual o departamento que pode ser impactado pela transformação digital, se não houver um bom entendimento dos processos envolvidos e da estrutura organizacional da empresa, dificilmente uma transformação dará certo.  

Dados são mais importantes que a tecnologia utilizada 
A qualidade dos dados é essencial para que a tecnologia, qualquer que seja, traga benefícios para o departamento de Compras.

Funcionalidades e custo total de propriedade (TCO) em primeiro lugar 
Nem sempre o preço mais baixo é o melhor para a empresa. Antes de optar por uma ferramenta, analise como a tecnologia pode ajudar a melhorar os processos de compras.

Calma na implementação 
Implementar novas soluções não pode ser feito com pressa, principalmente quando isso mexe com processos estabelecidos, sistemas já conhecidos e com a forma com que as pessoas trabalham. Então, é importante começar por soluções que impactam um pequeno número de usuários antes de partir para sistemas mais complexos.

Equipe de transformação 
A transformação digital pode levar anos para ser implementada, e mesmo assim não acabar. Contar com pessoas com experiência nessa transformação é essencial para que, no longo prazo, os resultados sejam os melhores. 

Objetivos em mente 
Antes de iniciar uma jornada de transformação é preciso ter uma noção de como a operação deve ficar no final. Qual o resultado desejado no final da implementação?  Fazer com que as pessoas envolvidas com os processos participem ativamente do projeto contribui para que a curva de aprendizado seja a menor possível e que problemas futuros sejam minimizados. 

Melhoria contínua

Uma estratégia de transformação digital no departamento de Compras não acaba quando a tecnologia é implementada. De acordo com o The Hackett Group, as empresas precisam manter um ciclo de melhorias contínuas para que a geração de valor se mantenha. 

Além disso, é preciso combinar a automação de processos com soluções de análise de dados para que o progresso seja ininterrupto. A integração de soluções de gerenciamento fornecedores, gerenciamento de contratos, sourcing estratégico e compras dinâmicas podem a aumentar a produtividade em até 68% ao mesmo tempo em que reduzem custos em 55%. 

A combinação de recursos de RPA, captura inteligente de dados não estruturados, ferramentas de reconhecimento de padrões, chatbotsetc, permite a automatização inteligente de processos e também oferece uma visão mais profunda de tendências de mercado e possíveis riscos de fornecimento. 

Aprendizado de máquina, análise preditiva e inteligência de mercado podem interpretar uma grande quantidade de dados e entregam um maior controle de gastos e também melhoram a identificação de riscos, tornando a aquisição mais inteligente. À medida que os algoritmos se tornam mais eficientes devido ao fluxo contínuo de dados, essa análise fica mais forte 

Além disso, a estratégia de transformação digital no departamento de Compras precisa estar alinhada à estratégia de negócios da empresa e ao que outros departamentos – marketing, contabilidade, financeiro – estão fazendo 

Cada empresa precisa conhecer sua própria realidade e qual sua estratégia de negócios, e quão madura está para enfrentar a jornada da transformação digital. Analisar o que se espera da digitalização do departamento de Compras é apenas o primeiro passo a ser dado. 

A COSTDRIVERS pode ajudar sua empresa a dar esse primeiro passo e entender quais negociações estão alinhadas com a média de mercado, permitindo a redução de custos e o aumento da produtividadeFale conosco. 

Fique por dentro das novidades

Receba nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​