Sete ações que os departamentos de Compras podem tomar em época de coronavírus

Com o surto de COVID-19 trazendo desafios em  mundo, diversos setores da cadeia de suprimentos enfrentam desafios para se manter em atividade e conseguir atender as necessidades de empresas e consumidores.

Muitos produtos e serviços no Brasil dependem de uma cadeia de suprimentos rápida e eficiente, integradas e que, muitas vezes, operam em outros países.  E, obviamente, as empresas correm riscos de não conseguirem cumprir com prazos e outros compromissos contratuais devido ao impacto do coronavírus na própria empresa ou em seus fornecedores.

Dessa forma, os profissionais de Compras precisam buscar estratégias que equilibrem custos e riscos e que contemplem o planejamento de produtos e até mesmo as operações diárias do departamento de forma a tornar a cadeia de suprimentos mais resiliente.

No curto prazo, quanto mais rápido o departamento de Compras conseguir realizar avaliações de risco em toda a cadeia de suprimentos, mais fácil será a elaboração de um plano de ação baseado em análises para limitar o impacto de possíveis interrupções.

Ações

A dependência de fornecedores únicos ou de uma região específica, e a falta de monitoramento constante em relação aos riscos de fornecimento, estão entre os principais problemas que os departamentos de Compras precisam enfrentar, mas há algumas ações que podem ser tomadas para evitar crises:

  1. Mapear fornecedores e identificar seus riscos, como a região geográfica, e entender como a interrupção impacta nos negócios da empresa
  2. Analisar quais itens comprados podem sofrer atrasos na entrega ou até mesmo ter sua entrega interrompida. Trabalhar com o pior cenário possível
  3. Buscar fornecedores alternativos rapidamente
  4. Melhorar o nível do estoque de segurança
  5. Incentivar o trabalho remoto para todos os funcionários administrativos, principalmente os de grupos de risco
  6. Cancelar reuniões, viagens de negócios, participações em eventos
  7. Priorizar o fornecimento de equipamentos de proteção (EPIs) para todos os funcionários

É essencial monitorar todos os fornecedores e manter uma linha aberta com eles para que informem possíveis problemas que estão enfrentando, ou estão por enfrentar. Com isso, a empresa consegue desenvolver um processo eficiente de gerenciamento de riscos e tem o tempo necessário para diversificar seus fornecedores.

Prioridades estratégicas de Compras

O coronavírus pode ser uma ótima oportunidade para o departamento de Compras ajustar prioridades e realizar revisões para definir novas relações comerciais com seus fornecedores e estar preparado para crises. Investir em uma solução de gestão baseada em dados permite que os profissionais tenham acesso a análises de diversos fatores, como custo, qualidade, prazos de entrega, etc. que contribuem para aumentar a resiliência da cadeia de suprimentos.

A tecnologia é essencial para trazer mais agilidade e integração por toda a cadeia de suprimentos e fornece os subsídios necessários para trazer maior transparência ao gerenciamento de fornecedores de maneira que as empresas possam entender os sinais de demanda e riscos envolvidos com o fornecimento.

Construir uma cadeia de suprimentos resiliente é fundamental para as empresas conseguirem enfrentar momentos de crise e se recuperarem rapidamente.

A COSTDRIVERS é uma plataforma de Data Strategy que tem a informação que você precisa para seus negócios. Fale conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa em momentos de crise.

Secured By miniOrange