Transformação da área de compras: veja como dados e novas tecnologias estão impactando o negócio

O desafio de todas as empresas é entender o nível de segmentação de tecnologia existente e como fazer todas as informações capturadas por esses diferentes setores conversarem entre si, já que cada setor, muitas vezes, trabalha com tecnologias diferentes. Como todos realizam transações e armazenam informações em silos, isso impede que a empresa consiga alcançar os benefícios que a tecnologia realmente oferece.

Apesar dos avanços proporcionados pela digitalização na área de compras, ainda há muito a ser feito. O setor precisa estar preparado pera oferecer mais valor à empresa, estar mais envolvido no desenvolvimento e execução de estratégias de negócios que envolvam outras áreas. Ou seja, ter uma mentalidade e visão mais abrangente da estratégia de negócios da empresa.

 

Uma visão geral

Quando se trata de tecnologia, ter uma visão geral do setor de compras é essencial e não se pode esquecer que os fornecedores precisam ser incluídos nos processos. Um bom relacionamento com os fornecedores exige uma boa tecnologia, principalmente para facilitar as transações e melhorar o relacionamento, tornando-o mais simples e rápido. Dessa forma, as empresas conseguem enxergar além do preço.

Se antigamente, qualificar um fornecedor poderia levar anos – com diversas visitas, pesquisas, reuniões. Hoje, isso é feito de forma muito mais rápida, mesmo com as cadeias de suprimento cada vez mais globais. A tecnologia permite melhorar o fluxo de informações, tornando-o as decisões mais rápidas e com informações que garantem o melhor resultado.

O setor de compras está avançando em direção a um maior compartilhamento de informações entre as empesas, a fim de melhorar seus próprios processos. Essa consolidação de informações contribui para que as empresas encontrem e façam parceria com os melhores fornecedores. E nada disso é possível sem que o setor enfrente mudanças significativas, integrando cada vez mais a tecnologia em seus processos.

 

Transformação digital

Há um grande número de tecnologias disponíveis para o setor de compras e isso pode significar uma oportunidade gigantesca para o setor repensar sua forma de atuar. O primeiro passo é deixar de lado a mentalidade de que se deve investir em tecnologia em períodos determinados. Com a transformação digital, isso não é suficiente. É necessário se manter atualizado sobre as tendências que virão e como podem melhorar o dia a dia do setor – e já se programar para investir.

O blockchain por exemplo. Diariamente, novos aplicativos usando essa tecnologia são desenvolvidos. Dessa forma, o setor de compras precisa ser flexível o suficiente para abraçar ou não uma tecnologia que possa vir a ser revolucionária. E o setor de compras precisa aprender como ser flexível para conseguir desenvolver os recursos internos necessários para entender as tecnologias emergentes e como elas podem, ou não, melhorar o desempenho da empresa.

A tecnologia precisa ser implementada para funcionar como um facilitador para os negócios. Para ajudar o setor de compras a se tornar estratégico para a empresa. Apenas cortar custos não basta. O setor precisa usar de forma inteligente os dados que têm em mãos e transformá-los em novos negócios.

Tecnologias pesadas e burocráticas prejudicam o trabalho do setor de compras e reforçam velhos estereótipos negativos. Assim, quanto mais simples e fáceis de usar são as novas tecnologias, o ROI será mais facilmente encontrado.

Dados são importantes para os negócios e contar com os dados certos, no momento certo, ajuda a tornar as decisões mais estratégicas. A COSTDRIVERS conta com a 1ª plataforma de data strategy do mercado, com informações para todas as necessidades da sua empresa. Fale conosco e saiba como podemos te ajudar.

Endereço:

Av. Doutora Ruth Cardoso, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo – SP

Copyright 2024 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange