Veja como a análise de dados pode ajudar na negociação dos valores de frete

Mercadorias são transportadas usando uma rede de rotas e caminhões, ferrovias, hidrovias e aeroportos, com a distância entre origem e destino, mais custos relacionados aos meios de transporte, desempenhando um papel importante no preço do frete e até mesmo no modo que a mercadoria será transportada. 

Apesar do frete poder ser considerado uma commodity, o atual ambiente dinâmico de custos e preços logísticos exige um bom planejamento e execução estratégicos, métricas e análises de benchmark do setor para se chegar ao melhor valor cobrado. 

 

Monitorando e comparando o mercado

Em um momento de uso cada vez maior do Big Data e análise de dados, as empresas precisam saber que têm capacidade de acessar os mesmos dados que transportadoras e empresas de logística têm ao seu alcance por meio dos vários índices de tarifas disponíveis. 

Esses índices se baseiam em distância, região, tipo de modo, contrato, entre vários outros. Esse conhecimento prévio faz com que o processo de RFP – solicitação de proposta – se torne mais negociável, pois as empresas contratantes conseguem saber se o valor pedido está abaixo ou acima das taxas de mercado. 

Com o uso dessas informações, o contratante consegue identificar o potencial real que têm para negociar valores.  

 

Dados e mais dados

Quanto mais informações o contratante tiver, melhor será a negociação pelo valor do frete. Essas informações devem ter, pelo menos, de seis a doze meses e devem incluir endereços reais de coleta e entrega, características do frete em cada faixa e todos os requisitos de origem e destino que forneçam detalhes sobre como a transportadora opera. 

Todas as informações precisam ser reais. Como as empresas logísticas dependem de dados para otimizar sua rede, se os volumes não atenderem às expectativas, os preços mudarão ou a transportadora simplesmente rejeitará as propostas. 

 

Muito além do preço

Como não existe uma solução única que atenda todos os tipos de frete, as empresas precisam diversificar sua base de fornecedores logísticos, incluindo grandes e pequenas empresas para ter uma variedade de serviços e preços diferenciados. Modos alternativos de transporte também podem adicionar opções de serviço. 

Além disso, as empresas logísticas, muitas vezes, não conseguem atender às necessidades do contratante porque um preço foi cotado erroneamente. A realidade é que o melhor preço é obtido por meio de um processo de avaliação mútua, com fornecedores e transportadoras abrindo seus pontos fortes, fracos e os requisitos para o transporte.  

Antes de solicitar o envio de uma proposta, é preciso analisar a empresa que será contatada e descobrir a melhor forma de avaliá-la.  Questões sobre capacidade, confiabilidade, seguro, segurança, força financeira, referências e quaisquer outras questões críticas devem ser consideradas e cada um desses itens pode ter um peso diferente de acordo com o contratante e mercadoria a ser transportada. 

Em cadeias de suprimentos complexas, as informações são tão importantes quanto o transporte de mercadorias. A tecnologia, hoje, consegue transformar dados de remessa em informações acionáveis e que permitem monitorar métricas.  A chave é acompanhar a análise de desempenho em relação ao orçamento, dados e serviços de mercado e efetuar alterações que garantam uma melhoria contínua nos serviços contratados. 

A plataforma COSTDRIVERS oferece diversos indicadores referentes a fretes e outros custos operacionais que garante um aumento das vantagens da sua empresa em relação aos concorrentes. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços. 

Endereço:

Av. Doutora Ruth Cardoso, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo – SP

Copyright 2024 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange