Para obter o máximo valor e produtividade no procurement digital é necessário repensar processos e os modelos utilizados pelo setor e, com isso, tornar a função de Compras mais eficiente.
Como cada empresa está em um nível diferente de maturidade digital, a adoção de novas tecnologias para o procurement digital depende exatamente de encontrar um ponto de partida que permita a adoção da digitalização como mais um elemento estratégico para o setor.
Entretanto, como mostra pesquisa da Deloitte, os líderes de Compras não acreditam no impacto potencial de suas próprias estratégias digitais. Então, como virar esse jogo?
Maior transparência nos negócios
Avanços tecnológicos proporcionam maior transparência nos processos de Compras e, à medida que as cadeias de suprimentos se tornam cada vez mais complexas, ter visibilidade e transparência é fundamental para uma estratégia de Compras inteligentes, além de melhorar operações de negócios.
Entretanto, quanto maior a empresa, mais heterogêneos e fragmentados são esses processos, tornando a captura de dados, gerenciamento e análises sobre compras mais difícil. Dessa forma, contar com ferramentas digitais contribui para centralizar essas informações e padronizar processos de forma a permitir que uma estratégia mais eficiente seja implementada ao mesmo tempo em que torna a gestão de fornecedores mais resiliente.
Ferramentas voltadas para o procurement digital modernizam a maneira como os profissionais de Compras realizam suas tarefas, permitindo maior rastreabilidade na função de Compras e tornando a gestão de riscos aprimorada.
Primeiro pilar do procurement digital: Prevenção
Identificar possíveis riscos pela cadeia de suprimentos é ponto crítico para os profissionais de Compras. Tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina e soluções baseadas em análise avançada de dados entregam ao setor os insights apropriados para que possa tomar decisões mais estratégicas.
Agir preventivamente ajuda a identificar possíveis riscos e permite que a empresa atue de maneira a reduzir o impacto que esses riscos possam causar aos negócios. E o blockchain é uma tecnologia com grande potencial. Por servir como livro-razão descentralizado, entrega maior segurança para monitorar transações, aumentando a transparência e confiança nos processos de Compras.
Segundo pilar do procurement digital: Inovação
O uso de APIs, tecnologia que permite que dois aplicativos diferentes conversem, está crescendo e já impacta diretamente nas soluções de Compras utilizadas atualmente. A inovação orientada por API garante uma maior integração entre plataformas e a eliminação de silos de inteligência de negócios dentro da empresa.
Para o setor de Compras, isso significa poder coletar informações de diversos sistemas e integrá-las à plataforma de Compras para permitir que sejam analisadas e gerem insights úteis para os negócios.
Terceiro pilar do procurement digital: Inteligência baseada em dados
Dados são a mola propulsora para tornar as decisões de Compras mais inteligentes. Para isso, é preciso investir em uma estratégia de dados com foco na captura de dados estruturados e não estruturados para serem analisados e, por exemplo, extrair a montanha de dados espalhada durante anos em planilhas do Excel, além de buscar informações em outras fontes internas e externas.
Abandonar esse mundo manual pode ser assustador para muitos profissionais, mas é a única maneira de manter o setor de Compras estratégico para os negócios. Apesar de ser o melhor caminho, há outros desafios pela frente, como garantir que os dados sejam armazenados com segurança e sejam facilmente acessados.
Entretanto, o maior desafio, de acordo com a Deloitte, é outro: a qualidade dessas informações, que pode ser a maior barreira para que a adoção de soluções de procurement digital seja bem-sucedida.
Dados incompletos, inexistentes ou errados prejudicam a análise de dados e, consequentemente, a prevenção de riscos e resiliência da cadeia de suprimentos. Isso torna mandatório utilizar soluções que contribuam para limpar essas informações e melhorar a qualidade dos dados.
Mesmo que cada empresa tenha suas particularidades em suas estratégias de procurement digital, esses três pilares servem como base para a adoção de uma estratégia de Compras inteligente, e a COSTDRIVERS pode te ajudar nessa jornada. Entre em contato e conheça nossas soluções.