A transformação digital na tomada de decisões

A tomada de decisões depende de diversos fatores como  conhecimento do mercado, experiência, qualificação do profissional, intuição e, também, da sorte.  E, muitas vezes, esse processo também é amparado pela opinião de outras pessoas, com mais experiência, numa estratégia de “seguir o líder”.

Isso realmente pode funcionar em alguns casos, mas há um limite para o sucesso dessa estratégia de basear as decisões no que o mercado está fazendo. Atualmente, as empresas já têm em mãos outras ferramentas para tornar a tomada de decisões mais inteligente e assertiva.

A quantidade de informações disponível para ser capturada, armazenada e analisada é cada vez maior, e o resultado é que a maioria das empresas já têm dados em suas mãos suficientes para realizar análises avançadas e podem guiar na jornada por decisões mais seguras.

A análise avançada na tomada de decisões

Como otimizar a tomada de decisões de negócios? Pesquisa realizada pela McKinsey mostrou que 80% das lideranças entrevistadas afirmaram que suas empresas não são excelentes na tomada de decisões, e 61% afirma que o processo não é realizado de maneira eficaz.

E é nesse ponto que a análise avançada de dados pode mudar essa visão. O uso da análise na tomada de decisões envolve usar os dados para melhorar previsões e gerar insights que auxiliem os negócios.

Por exemplo, quando um consumidor busca por um produto em um e-commerce e recebe sugestões de outros produtos que possam ser do seu interesse. Usando um exemplo simples, essa é uma maneira que a análise avançada atua na tomada de decisões.

Indo mais além, a análise avançada permite às empresas compreender melhor os fatores que impactam nos negócios, quais os riscos envolvidos, contribuindo para criar um modelo de negócio que reduza esses riscos, e, consequentemente, melhorando as decisões de negócios, que se tornam mais confiáveis e seguros.

Por meio de diversas técnicas, como a mineração de dados, que permite extrair informações úteis de dados brutos, e o uso de dados estruturados e não estruturados, a análise avançada permite às empresas entender melhor seus clientes, o que eles desejam e, com essas informações, realizar uma tomada de decisões mais estratégica.

Além disso, por meio da análise preditiva, algoritmos constroem modelos de previsão voltados para auxiliar nas decisões. Por outro lado, a análise prescritiva, baseada em informações atuais e dados históricos, permite a visualização de caminhos que podem ser seguidos, sugerindo possíveis resultados antes que uma decisão seja tomada.

A tomada de decisão na era digital

Atualmente, a tomada de decisões está cada vez mais complexa. Apesar de ainda serem classificadas como estratégicas, táticas ou operacionais, as características de cada tipo de decisão estão mudando e as linhas que as separam estão cada vez mais finas.

Decisões estratégicas

São as que influem diretamente nos negócios e, na era digital, elas exigem cada vez mais insights em tempo real – mais usados nas decisões operacionais -, pois há uma grande necessidade de capturar dados contextuais e analisá-los para direcionar a tomada de decisões.

Decisões táticas

Estão conectadas à implementação de decisões estratégicas. Ou seja, para a tomada de decisões táticas, os líderes estão também lidando com um número maior de dados mais complexos que precisam ser analisados para gerar alternativas de decisão.

Decisões operacionais

São aquelas relacionadas ao dia a dia da empresa. Apesar de terem ciclo de vida mais curto, com a digitalização, o fator de sucesso da estratégia é tornar a troca de informações mais fácil entre aplicações e tornar a tomada de decisões automatizada, eliminando silos.

Com a complexidade dos negócios aumentando, com cada vez mais dados disponíveis e uma competição ainda mais acirrada, melhorar o processo de tomada de decisões é essencial para o sucesso da empresa. E a tecnologia precisa ser usada como uma aliada. Conheça nossa plataforma de Data Strategy e tenha acesso às informações necessárias para auxiliar sua empresa na tomada de decisões.

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​