Análise de dados 

5 maneiras que a análise de dados tornam o setor de Compras mais eficiente

A análise de dados permite ao setor de Compras melhorar o desempenho de todos os seus processos, entretanto, muitas empresas não contam com as ferramentas necessárias para capturar esses dados e conseguir analisá-los para tornar essas informações realmente úteis.

Dados são essenciais para qualquer empresa moderna, mas é preciso coletar os dados corretos e que atendam aos objetivos dos negócios. Ter dados é sempre bom, mas se a empresa não tiver capacidade de analisar essas informações, então pode ter jogado dinheiro fora.

Apesar disso, focar unicamente em dados de transações e informações sobre insumos não permite que o setor contextualize, baseie suas decisões em dados sobre fornecedores, em informações macroeconômicas e torne os processos de aprovação mais eficientes.

Como coletar dados úteis

Mesmo que os dados estejam disponíveis, isso não quer dizer que eles sejam fáceis de serem capturados. É necessário analisar se estão categorizados corretamente e, para isso, é essencial investir em uma ferramenta que faça essa classificação.

Um sistema automatizado permite que dados dos mais diferentes tipos sejam capturados em um formato acessível para serem analisados e, dessa forma, entreguem insights acionáveis que ajudem a construir um relacionamento melhor com os fornecedores.

Essa coleta precisa estar de acordo com normas de conformidade para garantir a segurança e privacidade das informações ao mesmo tempo em que rastreia categorias de gastos e coleta informações relacionadas aos processos de Compras.

A análise de dados em Compras

A análise de dados ajuda a pegar todas essas dados  sobre custos, contratos, fornecedores, valores das matérias-primas, entre outros fatores, e os integra para facilitar o acesso a informações históricas e fornecer dicas sobre o que pode ser melhorado nos processos de Compras.

Em uma segunda etapa, essas informações passam por modelos estatísticos para responder a questões mais específicas e, por fim, a análise preditiva interpreta esses dados para fazer previsões sobre tendências,  tornar as decisões mais seguras e saber como determinados eventos podem impactar na cadeia de suprimentos e, consequentemente, nos negócios.

Esses três níveis de análise permite realizar mudanças para tornar os processos de Compras mais eficientes, reduzir custos e riscos e agregar valor aos negócios.

Benefícios da análise de dados

Ferramentas de análise de dados tornam a equipe de Compras mais inteligente, reduzem custos e melhoram a produtividade, pois permitem analisar fornecedores e monitorar normas de conformidade, mas a análise de dados vai além disso.

Simplifica o planejamento

A análise de dados em Compras otimiza todo o processo de planejamento ao eliminar o fator humano na hora de avaliar fornecedores e reduzir riscos.

Cria oportunidades de negócios

A combinação de análise de dados internos e externos ajuda a criar e manter relacionamentos duradouros com fornecedores e permite analisar o impacto de fatores externos nos negócios, o que contribui para criar novas oportunidades de negócios.

Sourcing estratégico

Por, obviamente, ser baseado em dados, o sourcing estratégico analisa informações para ajudar os profissionais de Compras a encontrar os melhores fornecedores, com os melhores preços e qualidade, além de melhorar a gestão de riscos.

Mais eficiência na avaliação do fornecedor

A análise de dados também permite enxergar o desempenho dos fornecedores e se seus preços estão alinhados aos praticados no mercado. Essa abordagem é muito útil na hora de negociar melhores condições de pagamento e ajuda na adoção de uma estratégia mais inteligente de redução de custos, que não se baseia unicamente no menor preço, e que possibilita pontuar o risco e o desempenho de cada fornecedor.

Monitoramento da conformidade

Da mesma forma, a análise de dados simplifica processos e, assim, atende a normas de conformidade com maior facilidade. Além disso, a empresa consegue monitorar e rastrear se seus fornecedores também estão em conformidade e determinar se há algum risco em sua estratégia de Compras.

A análise de dados faz com que o setor de Compras se torne mais eficiente, mas é preciso tomar cuidado com as informações capturadas. Dados ruins levam a decisões ruins. Então, é essencial garantir que essas informações sejam capturadas de fontes confiáveis, sejam precisos e validados. E a COSTDRIVERS pode te ajudar nessa tarefa. Conheça nossa plataforma.

 

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​