compras sustentáveis

O papel da gestão de compras sustentáveis

Profissionais que praticam gestão de compras sustentáveis têm um papel essencial em um mundo a cada dia mais preocupado com o futuro do planeta e com a urgência de medidas concretas. Adotar ações efetivas exige um compromisso firme de toda a cadeia envolvida em um negócio, o que inclui médios e pequenos fornecedores. 

Grandes nomes da economia mundial têm vindo a público para alertar sobre os perigos do greenwashing, termo utilizado para designar aquelas situações nas quais as empresas mais falam do que praticam a temática socioambiental; ou mesmo aquelas em que a intenção é até genuína, mas os resultados não aparecem. A gestão de compras sustentáveis pode ser o elo de auxílio para garantir uma sustentabilidade real. 

O cenário econômico permeado de crises e incertezas não apenas não justifica a exclusão de práticas de ESG (sigla em inglês que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa), como ainda aguça a importância delas. Deixar tais temas de lado enfraquece negócios e desconecta empresas do contexto em que estão inseridas, tornando mais difícil gerar respostas em um ambiente conturbado. 

Segundo a organização Climate Bonds Initiative, a emissão de títulos para financiar projetos sustentáveis deve dobrar em dois anos e atingir US$ 1 trilhão já no ano que vem. Em 2021, esse movimento tinha sido de US$ 517 bilhões. 

Entenda como adotar ou fortalecer uma gestão de compras sustentáveis na sua empresa: 

Gestão de compras + sustentabilidade

Como, então, empresas podem adotar, de fato, uma gestão de compras sustentáveis? Se, por um lado, a gestão de compras já é algo bastante amplo, o conceito de sustentabilidade também não deixa a desejar nesse sentido. 

A palavra sustentabilidade vai além de apenas economizar água e energia e mesmo além da importantíssima redução nas emissões de gases de efeito estufa. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) -, por exemplo, representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome; oferecer educação de qualidade para todos; proteger o planeta; e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030. 

Unir gestão de compras e práticas sustentáveis, então, é mais desafiador do que parece. A boa notícia é que o mercado já pode contar com os benefícios da digitalização de processos para gerenciar toda a complexidade envolvida. 

O cliente final está a cada dia mais exigente em relação a origem dos produtos e serviços adquiridos. Uma estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na gestão de compras, buscando por fornecedores que atendam aos requisitos exigidos, é mais que essencial. A implementação de uma abordagem sustentável exige a integração de requisitos, especificações e critérios que sejam compatíveis com a proteção do meio ambiente e da sociedade, e engloba desde políticas de combate ao trabalho escravo e infantil até evitar fornecedores que causem danos ao meio ambiente. 

Confira 3 benefícios aos negócios

Ao gerar um compromisso com a observação dos impactos de cada produto e procedimento para o meio ambiente e social, a gestão de compras sustentáveis traz uma série de benefícios para a empresa que se compromete com ela. Confira alguns deles: 

Redução de riscos de interrupção

Impactos ambientais e sociais envolvidos com as atividades de determinada empresa ou de fornecedores representam um risco de paralisação dos negócios. Se antecipar no estudo deles e na adoção de práticas e estratégias verdes ajuda a proteger o pleno funcionamento da organização. 

Proteção do valor da marca e da reputação da empresa

Com clientes mais exigentes em relação ao compromisso social e ambiental das empresas, a imagem e a reputação das marcas também passam a depender de ações e resultados comprovados nesse sentido. Uma gestão de compras sustentáveis não apenas evita danos como também fortalece a presença da companhia no mercado.  

Crescente demanda de clientes e parceiros

Se aumenta a exigência do público consumidor por uma gestão sustentável, também aumenta a demanda por produtos e serviços inovadores, que consigam responder aos atuais desafios de preservação do meio ambiente. Investir nessa carência pode gerar grandes resultados aos negócios e ao planeta.  

Como ter uma gestão de compras sustentáveis digital

Em um cenário econômico mundial cada vez mais complexo e dinâmico, as empresas precisam de ferramentas ágeis e seguras para administrar, comparar e analisar informações. Pode ser mais fácil alcançar uma gestão de compras sustentáveis com ferramentas digitais de sourcing estratégico e benchmarking, que permitam analisar todos os gastos e movimentações de um mercado específico. 

A plataforma de data strategy da COSTDRIVERS é um sistema de Business Intelligence que permite, em um único lugar, monitorar insumos e serviços industriais e ter acesso a projeções de preços e índices. A metodologia busca oferecer dados confiáveis e isentos. Por meio de softwares de última geração, dados de dezenas de países são tratados para impedir informações conflitantes e outliers. 

Para desenvolver e comparar práticas sustentáveis

Com a plataforma digital da COSTDRIVERS, departamentos de Compras conseguem desenvolver, comparar e contrastar uma série de modelos de custos, para alcançar resultados mais verdes. Além das diferentes ferramentas de auxílio, profissionais de sourcing, produto e cadeia de suprimentos têm suporte técnico, comercial e analítico à disposição para uma gestão de compras sustentáveis. 

A COSTDRIVERS surgiu em 2003 e atualmente é líder no desenvolvimento de estratégias de dados para negociações. Entre em contato para agendar uma demonstração e tenha acesso a milhares de dados e ferramentas essenciais à saúde e ao desenvolvimento da sua empresa. 

Endereço:

Av. Doutora Ruth Cardoso, 8501, 17º andar
Pinheiros, São Paulo – SP

Copyright 2024 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange