benchmarking

Como fazer um benchmarking de preços de sucesso no setor de Compras

O benchmarking é um dos fatores que permite às empresas uma adaptação mais fácil aos problemas de mercado, contribuindo para o crescimento e o sucesso dos negócios. Em um tempo de interrupções na cadeia de suprimentos e os desafios enfrentados pelos fornecedores, os profissionais de Compras precisam buscar por uma abordagem para os negócios, e o benchmarking é um fator importante para uma negociação bem-sucedida.

Os últimos anos mostraram a importância de tornar a função de Compras mais resiliente e ágil para permitir que as empresas consigam reagir rapidamente  em épocas de crise, e, à medida que a cadeia de suprimentos volta ao seu normal, agregar mais valor aos negócios e investir em um modelo que permita a inovação.

E isso só é possível se houver uma visibilidade total dos gastos e realizar análises que comparem o desempenho da empresa com o desempenho das líderes do mercado de forma a conquistar vantagens competitivas.

Compras mais inteligentes e seguras com o benchmarking

E o benchmarking vem de encontro a essa necessidade. De acordo com a American Productivity & Quality Center (APQC), organização sem fins lucrativos de benchmarking e melhores práticas voltadas à produtividade, benchmarking “é a vantagem competitiva que permite que as empresas se adaptem, cresçam e prosperem por meio da mudança”.

Assim, o benchmarking de preços se mostra fundamental para o sourcing estratégico, afinal, é necessário que os profissionais de Compras tenham um bom conhecimento sobre seus fornecedores para que realizem negociações mais eficazes.

O benchmarking, então, compara o preço pago por um bem ou serviço com a média do setor e se baseia no preço cobrado por outros fornecedores e qual o valor que os concorrentes estão dispostos a pagar.

Entretanto, esse processo pode não ser tão simples quanto parece, pois requer informações não tão fáceis de serem obtidas. Afinal, a maioria das empresas não está disposta a compartilhar os valores pagos por insumos, o que exige buscar outras maneiras de encontrar esses dados, tornando o processo mais demorado e caro, o que faz da contratação de uma empresa especializada o caminho mais eficiente.

Como usar o benchmarking no sourcing estratégico

Se o resultado do benchmarking mostrar que a empresa está pagando um preço alto por um produto ou serviço, isso não significa que chegou a hora de buscar um novo fornecedor, mas que é preciso analisar outros fatores, como a qualidade do produto oferecido e até mesmo rever pontos no relacionamento. Ou seja, pode ter chegado o momento de renegociar um contrato.

Dessa forma, com o benchmarking em mãos, armado com informações do mercado, o profissional de Compras tem mais força para buscar reduzir valores ou melhorar as condições de pagamento, entrega, etc.

Mas, também, pode ter chegado o momento de trocar de fornecedor. No momento que o benchmarking de preços faz parte do sourcing estratégico, e for detectado que a empresa está pagando mais caro por um determinado insumo, buscar outra opção de fornecimento pode ser o melhor caminho. Com base nas informações levantadas, a área de Compras pode avaliar com mais consistência e inteligência as cotações recebidas.

Apesar de, normalmente, o benchmarking ser voltado para insumos de maior valor, ele também é essencial para itens do dia a dia. Por exemplo, a American Airlines, há alguns anos, economizou cerca de US$ 40 mil retirando uma azeitona da salada servida na primeira classe de seus voos.

Ninguém quer pagar mais caro por um produto ou serviço, portanto adote o benchmarking como parte de sua estratégia de Compras.

A plataforma de Data Strategy da COSTDRIVERS tem informações para todas as necessidades da sua empresa. Realize um benchmarking competitivo e obtenha vantagens na hora de negociar com seus fornecedores. Fale com um dos nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​