Cadeia de suprimentos

Cadeia de suprimentos: Por que uma estratégia de dados é importante

Por integrar processos, tecnologias e pessoas, uma cadeia de suprimentos é, para a maioria das empresas, extremamente complexa. Apesar disso, muitos gestores não dão a devida importância para sua gestão ou usam dados para apoiar suas decisões. 

Novas estratégias, baseadas em dados, precisam ser criadas para evitar que crises, como a que as empresas enfrentaram nos últimos meses, afetem ainda mais seus negócios. Ou seja, alcançar a excelência na gestão de suprimentos é essencial para manter um crescimento sustentável e com riscos reduzidos de interrupções. 

Se eliminar gargalos, responder com agilidade a problemas com fornecedores e identificar vulnerabilidades ainda são grandes desafios, há uma boa notícia no horizonte: tecnologias inovadoras e novas fontes de dados podem tornar a gestão de suprimentos mais eficiente. 

Princípios de uma estratégia baseada em dados para a cadeia de suprimentos

Novas fontes de dados contribuem para tornar a gestão da cadeia de suprimentos mais assertiva e inteligente. Além disso, empresas inovadoras já utilizam a inteligência artificial atrelada à análise de dados para capturar insights de conjuntos de informações mais complexos que tanto podem ser fontes de dados tradicionais como não convencionais. 

No caso de dados tradicionais, a captura é realizada por meio de informações de remessas ou vendas que, integrados, detalham as formas com que a empresa adquire insumos, atende clientes e cuida da logística. 

Já fontes não convencionais englobam informações de sensores de IoT ou outros recursos que monitoram informações sobre umidade, aceleração, temperatura, entre outros fatores, de acordo com a movimentação de mercadorias. Essas informações são essenciais para reduzir atrasos e identificar possíveis problemas por toda a cadeia de suprimentos. 

Claro, a eficiência da estratégia de dados está totalmente conectada à qualidade dessas informações. Não importa qual a fonte desses dados, se não forem confiáveis ou estejam relacionados aos objetivos de negócios ou necessidade da empresa, simplesmente a estratégia não trará os resultados esperados. 

Exatamente por isso, é possível que a empresa precise buscar novas informações relacionados à cadeia de suprimentos, informações que alimentam o sistema e permitem previsões e análises mais seguras. 

Como adotar uma estratégia baseada em dados?

Planejamento é palavra de ordem aqui. Nos primeiros estágios da criação da estratégia de gestão da cadeia de suprimentos, a empresa precisa identificar quais os dados estão em seu poder e listar seus objetivos e metas, quais são as informações necessárias para alcançar esses objetivos e quais as KPIs devem ser monitoradas. 

É importante entender que não importa qual seja esse objetivo, desde que ele seja claro, pois apenas assim será possível monitorar seu progresso e avaliar como os dados contribuíram para otimizar a cadeia de suprimentos. 

Além disso, essas informações também permitem identificar fornecedores que estejam enfrentando algum problema que possa causar alguma interrupção no fornecimento de matérias-primas. Ou seja, dados contribuem para tornar a cadeia de suprimentos mais resistente à crises. 

O passo seguinte é como esses dados serão coletados e analisados. Aqui, a empresa pode buscar apoio de um fornecedor externo e especializado em estratégia de dados, que irá coletar, armazenar e analisar essas informações, ou desenvolver internamente um sistema que atenda às suas necessidades. 

Com os resultados da análise em mãos, essas informações podem ser usadas para detectar lacunas na gestão da cadeia de suprimentos e fazer os ajustes necessários para que os objetivos sejam mais facilmente alcançados. 

O papel do consumidor

Uma boa experiência do cliente parte do princípio de que a empresa está atendendo suas necessidades com qualidade e agilidade, e isso está interligado à capacidade da cadeia de suprimentos atender rapidamente aos pedidos de compras de insumos. 

Assim, a habilidade de capturar e analisar dados da cadeia de suprimentos, otimizada por tecnologias inovadoras, se torna essencial para manter tornar os negócios sustentáveis ao mesmo tempo em que  torna a cadeia de suprimentos mais resiliente. 

A COSTDRIVERS conta com uma plataforma de estratégia de dados voltada para melhorar a tomada de decisões. Conheça nossa plataforma e saiba como ela pode tornar sua gestão da cadeia de suprimentos mais eficiente. 

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2019 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​