A sustentabilidade em Compras é mais um desafio enfrentado pelos profissionais do setor e pode funcionar como um catalisador para a digitalização da área. Independentemente da especialidade, o setor de Compras tem buscado processos mais eficientes e isso só é possível com a adoção de uma estratégia de digitalização eficaz.
De acordo com o The Hackett Group, a transformação digital permite ao setor de Compras alcançar níveis maiores de eficiência e eficácia ao mesmo tempo que reduz custos e aumenta o ROI em até 2,5 vezes.
Portanto, com a necessidade cada vez maior de equilibrar custos e otimizar a gestão de riscos, as empresas precisam reavaliar suas parcerias e investir na digitalização da cadeia de suprimentos para tornar seus processos de Compras sustentáveis.
Digitalização é o caminho
Pesquisa da McKinsey mostra que 69% dos líderes de Compras afirmaram que soluções digitais e analíticas se tornarão ainda mais valiosas no futuro do que são hoje para aumentar a eficiência do setor.
Isso exige que o departamento de Compras repense a maneira como utiliza ferramentas de monitoramento em sua cadeia de suprimentos, e isso fica ainda mais claro em tempos de riscos sanitários, climáticos e sociais que podem impactar diretamente toda a cadeia de suprimentos.
Além disso, de acordo com The Hackett Group, a adoção da transformação digital pode representar uma economia de 30% nos custos envolvidos em processos de Compras.
Como a pandemia obrigou as empresas a buscar soluções e implementar a transformação digital em uma velocidade jamais vista, o monitoramento da cadeia de suprimentos se mostrou peça-chave para o sucesso dos negócios em tempos de crise.
Monitoramento da sustentabilidade
As mudanças ocorridas nos últimos anos trouxeram a necessidade de investir em novas soluções de Compras digitais para o dia a dia das empresas, para garantir que práticas de sustentabilidade fossem integradas e para que melhorias fossem implementadas para tornar esses processos mais resilientes.
A digitalização garante maior agilidade e transparência nos processos, permitindo que o setor de Compras agregue mais valor aos negócios, ao mesmo tempo em que a adoção de ferramentas digitais contribui para implementar uma mudança de mentalidade que privilegie a contratação de fornecedores socialmente responsáveis.
Em um momento que o número de leis e regulamentos ambientais cresce em todo o mundo, a tecnologia é uma importante aliada para identificar esses fornecedores e garantir a manutenção da conformidade em relação a práticas consideradas antiéticas.
Assim, manter sistemas de monitoramento sustentável, com o uso de KPIs para medir o desempenho dos fornecedores, e implementar um plano de continuidade dos negócios centrado no relacionamento com fornecedores são algumas práticas seguidas por empresas que levam a sustentabilidade a sério.
Compras sustentáveis
Com base na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, cada vez mais empresas entenderam que precisam que suas operações se tornem mais sustentáveis, seja por exigências legais ou, principalmente, porque seus clientes, funcionários e stakeholders exigem isso.
De acordo com a PwC, um dos passos para atingir essa meta é implementar processos de compras sustentáveis, incluindo práticas de sustentabilidade e responsabilidade social nos requisitos para realizar uma compra e para garantir o monitoramento da sustentabilidade com base em KPIs realmente relevantes.
Da mesma forma, é necessário que os profissionais de Compras sejam assessorados e treinados para que os requisitos de sustentabilidade implementados sejam aplicados corretamente em cada processo de aquisição e para que possam incentivar os fornecedores a buscar uma abordagem sustentável em seus próprios negócios, já que a sustentabilidade passa a ser fator crítico na escolha de um parceiro ou na manutenção de um antigo.
Apesar de complexas para definir e monitorar, a chave para implementar métricas de sustentabilidade de maneira eficiente é concentrar esforços no que pode ser medido e deixar claro nos contratos com fornecedores quais KPIs serão acompanhadas.
Além disso, é preciso trabalhar lado a lado com os fornecedores para entender como esses dados serão capturados e analisados para alinhar os requisitos exigidos.
E é nesse ponto que a digitalização entra em cena. Soluções digitais permitem que o monitoramento da sustentabilidade seja feita com eficiência e transparência. Entre em contato e saiba como a COSTDRIVERS pode ajudar sua empresa. Oferecemos milhares de indicadores relacionados à macroeconomia, commodities, custos industriais, operacionais e produtivos.