Principales ​indicadores:​

Aço Inox
3.150
-11,08%
06/03/2020
2 min de lectura

A Gestão de Compras como fortalecimento de uma marca

Marcas com forte reputação geram um retorno 31% maior aos acionistas do que aquelas mais fracas, segundo uma pesquisa da consultoria internacional McKinsey. E, se é óbvio que alguns departamentos de uma empresa são fundamentais para fortalecer uma marca – como o marketing –, poucas pessoas sabem do papel ativo da Gestão de Compras nesse processo.

Isso porque os profissionais dessa área lidam com a reputação pública da empresa, cujos problemas com prazos, qualidade, relação com a cadeia de suprimentos e escândalos regulatórios são capazes de arruinar.

Um Departamento de Compras precisa ter em mente que, para que a empresa seja uma marca de sucesso, ele precisa se relacionar sempre com fornecedores confiáveis. Isso é possível, por exemplo, tendo uma boa visibilidade de toda a cadeia de suprimentos.

Erros na gestão de fornecedores

Alguns erros comuns no gerenciamento de fornecedores podem ser facilmente resolvidos.

O primeiro diz respeito à falta de acesso a dados transacionais atualizados, que geram dúvidas sobre se os fornecedores estão com conformidades em dia.

Outro são falhas na implementação de tecnologias voltadas para o gerenciamento de fornecedores: uma interface muito complexa pode aumentar custos e gerar integrações problemáticas entre empresa e supridores, impedindo que os profissionais de Compras encontrem informações que precisam para os projetos.

Melhores práticas para gerenciar fornecedores

O relacionamento com qualquer fornecedor começa no momento que uma requisição de insumos é feita a ele. Métodos tradicionais de se fazer isso envolvem uma pessoa que cota preços fazendo contatos telefônicos ou até mesmo indo de supridor em supridor.

Soluções de Compras baseadas em inteligência artificial (IA) já permitem automatizar e otimizar esse processo: ao capturar dados durante uma jornada de compras, além de sua posterior análise, as decisões são tomadas com base em informações que permitem minimizar riscos envolvidos.

A automação também garante maior transparência no relacionamento com os fornecedores e contribui para que o Departamento de Compras encontre supridores mais preparados para atender as necessidades da instituição.

O melhor gerenciamento de fornecedores garante que o Departamento de Compras se torne um provedor de valor e, dessa forma, fortaleça a marca da empresa que faz parte. Ao escolher supridores corretos e construir bons relacionamentos, as organizações conquistam a confiança de seus clientes e tornam suas imagens mais fortes.

No limite, a lei é: marcas de sucesso precisam de parceiros, não apenas de fornecedores.

A plataforma COSTDRIVERS transforma dados em insights para melhorar a escolha de elos de uma cadeia de suprimentos. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Recomendado

Savings e Cost Avoidance: Qual a diferença entre essas duas métricas?

Savings e Cost Avoidance: Qual a diferença entre essas duas métricas?

Tendencias de inovacao em compras para 2025 o impacto da inteligencia artificial generativa - GEP COSTDRIVERS - Plataforma de inteligência para gestão de custos em procurement

Tendências de inovação em compras para 2025: o impacto da inteligência artificial generativa

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras

Gestão de Procurement: Guia para reduzir custos e otimizar compras