Governança de dados

Qual o impacto da governança de dados em Compras?

A governança de dados está ganhando cada vez mais atenção dentro das empresas por  tornar a tomada de decisões mais assertiva e contribuir para o crescimento sustentável.

Em uma era em que os negócios estão globalizados, a governança de dados ajuda a pavimentar uma estrada mais segura para a condução da empresa, tornando o compartilhamento de informações relevantes para o dia a dia de trabalho mais fácil.

Apesar de iniciativas que envolvem análise de dados tornarem a cadeia de suprimentos mais resistente a possíveis interrupções, por outro lado, se houver abuso no uso dessas informações, questões relacionadas à privacidade e segurança podem ser impactadas.

O que é governança de dados?

A governança de dados gerencia o fluxo de informações dentro da empresa e com outros participantes externos por meio de padrões, se concentra na manutenção da integridade, qualidade e segurança desses dados, e visa, também, manter a conformidade em relação a leis e normas regulatórias.

Tem como objetivo eliminar silos no acesso e compartilhamento de informações de forma a garantir que processos internos não sejam interrompidos devido a falhas na captura e compartilhamento de dados.

Qual sua importância para a cadeia de suprimentos?

Processos relacionados à cadeia de suprimentos estão em constante evolução. A quantidade de informações sobre matérias-primas, produção, logística e finanças compartilhadas entre empresas, clientes e fornecedores é enorme, o que exige uma governança de dados eficiente para evitar prejuízos e garantir insights úteis para os negócios.

E, conforme essa cadeia cresce, mais e mais informações são compartilhadas com outras redes, aumentando o risco de vazamento de dados, o que torna essencial contar com uma estratégia de gestão de dados robusta que permita, unicamente, que apenas usuários autorizados tenham acesso às informações necessárias para realizar seu trabalho.

Qual a melhor estratégia de dados a seguir?

Definir uma estratégia de dados permite otimizar decisões de negócios e tornar os processos da empresas alinhados aos objetivos da empresa, além disso, a governança de dados cria a oportunidade de entender como se comporta cada integrante da cadeia de suprimentos e como esses dados impactam nos processos.

Projeto

A gestão de dados contribui para o compartilhamento de informações sobre projetos e permite que atualizações e alterações nessas informações sejam facilmente gerenciadas, além disso, uma gestão eficiente permite reduzir os custos de novos produtos e garante o rastreamento de configurações de peças e listas de materiais para se adaptar a demanda.

Sourcing estratégico

Dados sobre pedidos de compra, entregas e desempenho do fornecedor são fundamentais para o sourcing estratégico. Com a melhor governança de dados, esses processos podem ser monitorados em tempo real e garantem uma análise consistente sobre a qualidade de cada fornecedor. Integrando essas informações com dados macroeconômicos, as empresas também conseguem reduzir riscos e prever demandas, o que impacta diretamente no sucesso dos negócios.

Produção

Monitorar métricas de desempenho ajuda a gerenciar a produção para atender às demandas. Esses dados também podem contribuir para que a empresa atenda a compromissos de sustentabilidade, como medir a pegada de carbono e a quantidade de água e energia utilizados na produção. Além disso, até mesmo o ciclo de manutenção pode ser otimizado de forma a evitar períodos não programados de inatividade das máquinas.

Logística

A tecnologia proporciona às empresas a capacidade de analise de toda a cadeia de suprimentos e permite otimizar a gestão de estoques e distribuição. Com uma visão mais completa, é possível detectar tendências de mercado para reduzir os custos com armazenamento.

Os últimos meses mostraram a importância de tornar a cadeia de suprimentos mais resistente, e a governança de dados tem papel fundamental no processo de buscar novas estratégias para otimizar a gestão.

A adoção de um modelo de Compras orientado por dados torna o compartilhamento de informações mais fácil e ágil, reduzindo riscos e permitindo que as empresas tenham um entendimento maior sobre possíveis problemas em sua cadeia de suprimentos.

A COSTDRIVERS te ajuda nessa jornada. Nossa plataforma permite que você obtenha dados precisos para analisar preços de matérias-primas e insumos de forma que sua empresa ganhe vantagens na hora de negociar. Entre em contato e conheça nossa plataforma.

Contato

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993, São Paulo, Brasil

Telefone: +55 011 2162-1790

Email: info@costdrivers.com

Copyright 2022 – COSTDRIVERS – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Intelligenzia​